Análise do conto buquê de línguas de tereza albues

1886 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

Tereza Albues romancista e contista mato-grossense, nascida em Várzea Grande, residiam em Nova York desde a década de 80, onde começou a dedicar-se a produzir seus primeiros livros. Formada em Direito, Letras e Jornalismo, Tereza apesar de escrever no exterior, sua raiz mato-grossense foi fundamental para a construção do seu universo literário. Tereza faleceu no ano de 2005, nos deixando uma grandiosa herança cultural da nossa literatura.
Suas obras representam uma mistura entre a rica experiência vivida no Brasil e a progressiva incorporação de outras culturas em sua vida. Situações que condizem com a realidade do século XXI.
No ano de 1999, Tereza concluiu o livro Buquê de Línguas, que reúne 14 contos que caracterizam a cativante realidade de vida da autora. A obra reúne uma diversidade exuberante de lugares, pessoas e culturas, típico de obras contemporâneas, em que as produções homônimas exaltam a característica multicultural dentro do espaço urbano. No conto Buquê de Línguas, o qual da titulo a obra, a autora nos apresenta uma incrível habilidade de transcrever uma variação constante de comportamentos frente a um fato inusitado. Sua maneira de estereotipar os personagens envolvidos na trama exalta sua maneira de multifacetar o espaço em que a narrativa se desenvolve. O conto foi premiado com Menção Honrosa no Concurso de Contos Guimarães Rosa, em Paris, 1999. ANÁLISE LITERÁRIA Buquê de Línguas nos apresenta elementos importantes para conhecermos a completude de uma obra contemporânea ou pós-moderna. Analisar esta obra de arte representa aquilo que Umberto Eco descreve em sua obra “Seis Passeios pelos Bosques da Ficção”, o prazer que sua leitura proporciona aos leitores, faz um convite para desvendarmos os caminhos que a obra nos oferece. Em sua estrutura, a narrativa segue primordialmente com apresentação do espaço e ambientação em que os personagens se situam, como podemos ver no trecho a seguir;
A explosão sacudiu o mundo

Relacionados

  • Analise literária do conto buque de linguas
    2600 palavras | 11 páginas