Análise do case: “as gêmeas paradoxais: acme e omega eletronics”

1810 palavras 8 páginas
1) Descreva as principais características de gerenciamento de cada uma das empresas comparando-as aos modelos já estudados.
A Acme apresenta um gerenciamento vertical, pautado em um organograma detalhado e uma definição exata de cada cargo. O presidente John Tyler optou por manter a estrutura desenvolvida pela antiga empresa tendo por base sua eficiência para uma elevada produção padronizada de um único produto que é feita em uma linha de montagem contínua.
Esse gerenciamento caracteriza uma estrutura burocrática funcional que é coordenada por uma estrutura diferenciada simples e que visa atender uma clientela específica e pertencente a uma região geográfica próxima a estrutura física da empresa.
Esse tipo de estrutura apresenta uma coordenação padronizada, em que a hierarquia dos cargos é muito bem definida e apresenta uma formatação vertical. Seus funcionários não divididos em departamentos isolados, mas que no final das contas, trabalham ou deveriam trabalhar em prol de um todo. A tomada de decisões é realizada por uma pessoa ou por poucas que constituem um grupo de elite dentro da organização.
A estrutura funcional apresenta como principal vantagem o baixo custo de produção, já que esta é padronizada e realizada por funcionários altamente segmentados, que visam só a produção, não gastando tempo com questionamentos e possíveis ideias de inovação.
Já a Omega apresenta uma estrutura mais flexível e que permite aos seus funcionários a prática da ambiguidade e do emocional, percebendo assim a criação de um espaço vazio que acaba por promover a criatividade e a inovação.
Esse modelo de gerenciamento, que segue mais uma formatação horizontal é aplicado dentro da estrutura burocrática divisional, que tem como principal característica a flexibilidade. Sua estrutura apresenta uma leve descentralização do poder, o que permite a cada setor, tomar decisões isoladas sobre suas competências, sem que seja necessário uma reunião com os gerentes de outras áreas.
Os

Relacionados