Análise do cartaz de Javier Mariscal

622 palavras 3 páginas
Análise do cartaz de Javier Mariscal
Disciplina Semiótica

São Paulo
24 de setembro de 2013
Sobre o artista
Javier Mariscal nasceu na cidade de Valência em 1950, e iniciou sua carreira em Barcelona. No ano de 1989 criou o Estúdio Mariscal, um grupo de especialistas juntos, o auxiliam na realização de seus projetos. Javier possui suas obras e exposições espalhados ao redor do mundo, isso se dá principalmente pela grande repercursão da mídia, que enfatiza a sua eficiente capacidade de comunicação com o público em geral. Mariscal utiliza o desenho artístico como principal técnica, que refletem em um trabalho com uma linguagem universal, composta de ilustrações que beiram ao infantil. Participou e criou grandes projetos, como a criação do mascote das Olimpíadas de Barcelona até o design geral de luxuosos hotéis e do filme Chico&Rita. Atualmente seu estúdio completa 24 anos e tem a qualidade intrínseca nos seus traços artísticos procurado por clientes do mundo todo.

Cartaz H&M

Com mais de 3000 lojas ao redor do mundo e aproximadamente 140000 funcionários, a grande rede sueca H&M oferece uma gama de produtos extensa, incluindo acessórios e vestuário feminino, masculino, infantil e artigos para o lar. Para abrir mais uma loja em Barcelona, a empresa buscou o Estúdio Mariscal para desenvolver um projeto que abrangia desde arquitetura, decoração até a iluminação e suportes gráficos (propagandas e sacolas), reforçando a identidade da loja.
Em primeiro lugar, foi possível reconhecer que a natureza do cartaz é predominantemente indicial, já que cada ilustração é uma representação dos diversos tipos de consumidores da marca. Assim, é de grande destaque mencionar que, diferente de outras lojas do mesmo ramo, Mariscal usufruiu da ilustração, ao invés de fotos simbólicas, do próprio produto a ser vendido. Por isso, uma vez visto, o cartaz gera uma relação de atração a quem o vê, o seduzindo, porque mais do que

Relacionados

  • Napoleão bonaparte
    146304 palavras | 586 páginas