Análise do artigo: A temática saúde e ambiente no processo de desenvolvimento do campo da saúde coletiva: aspectos históricos, conceituais e metodológicos (TAMBELLINI A.T.; CÂMARA, V. M.)

1246 palavras 5 páginas
Artigo: A temática saúde e ambiente no processo de desenvolvimento do campo da saúde coletiva: aspectos históricos, conceituais e metodológicos
TAMBELLINI A.T.; CÂMARA, V. M.

O artigo apresenta e discute a incorporação da temática saúde e ambiente no campo de conhecimento e práticas de intervenção da “Saúde Coletiva”, implicando numa abordagem de questões teórico-conceituais, de aspectos históricos e dos resultados científicos em termos dos estudos realizados nesta área. Além disso, compreende ações preconizadas para mitigação, prevenção e controle das situações ambientais potencialmente causadoras de agravos à saúde e desses próprios agravos.
De acordo com Tambellini (1995), a visão de saúde construída a partir da Saúde Coletiva é bastante ampla, levando em conta dimensões biológicas, sociais, psíquicas e ecológicas, trabalhando e articulando as faces individual e coletiva que correspondem respectivamente à doença vivida pelo doente e ao processo saúde-doença. Portanto, procura-se olhar a saúde, enquanto questão, a partir de um Medicina Social que vai entender este processo pensando a produção e distribuição de agravos à saúde em suas várias formas, dimensões e conteúdos presentes na sociedade.
Na visão da Saúde Coletiva pode-se incorporar a Saúde Ambiental e a Saúde do Trabalhador apontando para uma relação mais ampla que abrange a produção, o ambiente e a saúde. Tal relação delimita um campo de conhecimento e intervenção multidisciplinar e multiprofissional aberto a um leque variado de pesquisadores e técnicos com diferentes tipos e níveis de formação que têm procurado desenvolver e sedimentar uma nova atitude e entendimento sobre a investigação em saúde e a intervenção sanitária sistemática, presente nos sistemas de atenção à saúde, notadamente em seu setor público.
Além disso, este movimento pela ampliação da relação entre produção e saúde instiga a investigação dos efeitos adversos dos processos produtivos na extrapolação da área geográfica das

Relacionados

  • art3 saude hospitar
    70403 palavras | 282 páginas
  • saude ambiental
    18756 palavras | 76 páginas
  • yiryiyuj
    44963 palavras | 180 páginas