Análise-decupagem do clipe de 'Intergalactic''

1593 palavras 7 páginas
Amanda Vieira Carvalho
Montagem I
AV13

Análise da decupagem de clipe dos Beastie Boys

O clipe da música Intergalactic dos Beastie Boys mostra um robô dançante que, recém chegado do espaço, luta com um monstro (reza a lenda que são oito cabeças) nas ruas de uma cidade Japonesa. É uma paródia de filmes e séries japonesas que tem como marca grandes criaturas aterrorizantes que invadem e assolam cidades, assim como heróis trajados que lutam contra elas, naves espaciais, explosões e efeitos especiais. Portanto se o clipe lembra 90% dos inesquecíveis episódios de Power Rangers, não é mera coincidência e sim a referência que a banda de rappers brancos explora em seu vídeo clipe de 1998.

A primeira sequencia é a nave espacial chegando ao planeta Terra. No primeiro plano o voo da nave-robô é acompanhado a partir do “””movimento de câmera””” (entre muitas aspas, por que afinal, a cena claramente não passa de um efeito) que percorre a mesma direção. Do primeiro quadro do espaço sideral, o robô nos é revelado ao ultrapassar a câmera e voar por entre planetas em direção a Terra. A partir da Terra há o primeiro corte, que nos leva para dentro da nave e de onde podemos vê-la através de sua janela de vidro vermelho. Dentro dela vemos em plano médio três homens que parecem mais cientistas do que astronautas, e que percebem um problema com sua nave, desesperados ao telefone e com o painel de navegação. Corta-se novamente para a nave voando em direção a Terra, confirmando o planeta azul como seu destino.

Temos então a sequencia rápida de planos que marca a chegada da nave em terra firme. O primeiro plano é bem fechado em uma parte do robô que se move em direção ao chão. Corta para um plano geral de uma mulher oriental vestida em trajes característicos japoneses, que está em um lugar que é claramente uma cidade nipônica. Ela está olhando para o extracampo ao lado direito de quadro, indicando a presença da nave. O próximo plano é um plano médio da mesma mulher,

Relacionados