ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO EM CORPOS DE PROVA EM CONCRETO

1062 palavras 5 páginas
ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO EM CORPOS DE PROVA EM CONCRETO

(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
(2) Professordo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Introdução
O concreto é um material de construção constituído por uma mistura de aglomerante comum ou mais materiais inertes e água. Quando recém misturado, deve oferecer condições tais de plasticidade, que facilitem as operações de manuseio indispensáveis ao lançamento nas formas, adquirindo com o tempo, pelas reações que então se processarem entre aglomerados e água, coesão e resistência. Os materiais componentes são: cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água. Modernamente tem-se algum outro constituinte destinado a melhorar ou conferir propriedades especiais ao conjunto, tais como impermeabilidade da massa, diminuição do calor de hidratação, aumento da durabilidade, maior plasticidade quando fresco, rápido aumento da resistência quando endurecido, etc. São os chamados aditivos, que dão origem aos concretos tratados. Produto fabricado pelo próprio engenheiro, muitas vezes no canteiro do serviço, e devendo apresentar características e propriedades compatíveis com ofim a que se destina, dentro dos limites econômicos de cada obra, exige o concreto de seu executor, um perfeito conhecimento das propriedades e qualidades dos materiais constituintes e do proporcionamento destes, bem como da técnica de seu preparo e uso.
MATERIAL E METODOS

O experimento foi realizado no Laboratório de solos, localizado no Centro Universitário de Patos de Minas, com a orientação doprofessor de Resistência dos Materiais, Humberto Ritt.

CP 1
3631,3

CP 2
3633,6

CP 3
3632,2

CP 4
4073,7

Sendo que o corpo de prova 04 tinha na sua composição a presença de uma armadura de 19 cm de altura, com 4 barras de aço de 10 mm de diâmetro, e estribos de 5 mm, justificando assim seu maior peso.
Após ser aferido o peso do

Relacionados