Análise de quadros O Ladrão (Oswaldo Goeldi) e Olimpíadas 1924 (Auguste Matisse)

496 palavras 2 páginas
O Ladrão (Oswaldo Goeldi)

“O Ladrão”, de Oswaldo Goeldi, é uma xilogravura a cores feita em 1955. Feito para o conto O Ladrão, de Mário de Andrade, que conta a história de como um jovem contagia todos os moradores de uma vila para capturar um ladrão, a história possui uma estética comedida, séria e consegue contar a história sem abusar de seus elementos mais simples. A obra de Goeldi possui a peculiaridade de compartilhar dos mesmos elementos estéticos do conto, utilizando apenas linhas, curvas e duas cores. A cena claramente se passa em um ambiente noturno e possui uma atmosfera melancólica, ao mesmo tempo aconchegante. O caminho de leitura da obra é baseado principalmente pelas cores, seguido pelas formas. As cores análogas vermelho e amarelo, ambas cores quentes, destacam-se em meio ao preto e branco. A lâmpada amarela é onde nosso olhar bate pela primeira vez, seguido pelas cores vermelhas, que nos levam a olhar para a forma do homem e todos os elementos

no chão. Por fim, o cenário, iluminado, guia nossa visão para o prédio e os outros elementos. A obra também se utiliza da regra dos terços de uma forma bem interessante, definindo os três planos que compõem o quadro. Interessante notar também que as cores no quadro formam um triângulo, o que faz com que o centro do quadro não chame tanta atenção e, ao mesmo tempo, equilibra o resto da composição. Também pode-se notar que, traçando uma espiral de ouro sobre a obra, percebe-se que o poste amarelo consegue equilibrar os demais elementos na obra.

Olimpíadas 1924 (Auguste Matisse)

A obra de Matisse possui de destaque a utilização de cores análogas, o amarelo e o

laranja, além de elementos únicos como os ramos amarrados com panos (com as cores da bandeira da França) e a águia, associado com a águia imperial francesa. A falta de traçado também é bastante notável, unindo a composição de uma forma singular ao mesmo tempo em que cada elemento possui a sua importância.
O equilíbrio do poster é alcançado

Relacionados