Análise de Micro e Macro Ambiente Ong BOMPAR

5452 palavras 22 páginas
ANÁLISE DE MACRO AMBIENTE
AMBIENTE TECNOLOGICO
O Brasil é um dos países que registra as maiores taxas de crescimento em e-commerce no mundo, e estudos apontam que existe muito espaço para esse desenvolvimento se compararmos com as médias mundiais. O comércio eletrônico em 2013 movimentou mais de R$ 31 bilhões, 29% de crescimento em relação ao ano anterior, este número foi impulsionado pela entrada de 10 milhões de novos consumidores de e-commerce no Brasil.
As categorias de produtos mais vendidos em volume de pedidos em 2013, segundo o E-bit (empresa referência em fornecimento de informações sobre e-commerce nacional) foram:
1º. Moda e Acessórios
2º. Eletrodomésticos
3º. Cosméticos e Perfumaria/ Cuidados Pessoais/ Saúde
4º. Informática
5º. Livros/ Assinaturas e Revistas
Somados, estes segmentos representam 56,1% de tudo o que foi vendido na internet no ano de 2013, atingindo a marca mensal de 50 milhões de visitas.

Fonte: E-bit Informação (www.ebitempresa.com.br)

O e-commerce surgiu logo depois do surgimento da web, aproximadamente nos anos 90. Hoje, é muito mais do que apenas uma ferramenta de vendas online, o e-commerce é agora também um meio de comercialização complementar ao mix marketing das empresas.
Faturamentos anual:

Fonte: E-bit (www.e-commerce.org.br)
As vantagens para as lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico, diminuindo custos. Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas também podem existir como serviço complementar de uma rede de lojas ou serviços já existentes ou somente na internet. O e-commerce está se desenvolvendo a cada dia que passa, uma vez que o aumento de internautas, devido as facilidades de acesso, cresceu também o número de vendas online, ou seja, vendas pelo e-commerce.
Enquanto os consumidores vão, aos poucos, sentindo-se seguros com as compras nesse setor, as empresas investem em segurança e ampliam a oferta e a

Relacionados