Análise de lipídios do palmito do coqueiro guariroba

748 palavras 3 páginas
ANÁLISE DE LIPÍDIOS DO PALMITO DO COQUEIRO GUARIROBA(Syagrus oleracea)

INTRODUÇÃO
A guariroba, Syagrus oleracea, é uma planta nativa do Brasil, ocorrendo frequentemente nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Apresenta como nomes comuns: pati-amargosi, coqueiro-amargoso, gueroba, guarirova, gueirova e amargoso, sendo que, das partes comestíveis, destaca-se o seu palmito ou broto terminal (BOVI & BORTOLETTO, 2000; BERBARI et al., 2008).
A Syagrus oleracea Becc. Popularmente conhecida como guariroba, é a única palmeira que possui palmito de sabor amargo entre as exploradas comercialmente no Brasil. A espécie é nativa do Cerrado e é responsável por boa parte do palmito consumido em algumas regiões.
Dentre as opções de cultivo agrícola, esta espécie é uma alternativa de renda familiar e um agronegócio interessante e promissor que tem público consumidor garantido. Segundo Aguiar et al. (1996), a sua exploração apresenta elevada relação de Custo/benefício.
A exploração comercial da guariroba é vista como atividade extrativista (TEIXEIRA, 1996) e vem sendo feita de maneira irracional, sem controle e preocupação com sua regeneração natural. Dessa maneira, as reservas naturais de guariroba vêm diminuindo drasticamente, o que poderá acarretar em grandes dificuldades para a exploração devido ao seu uso indiscriminado e até mesmo leva-la a extinção. O agravante é que para a extração do palmito, faz-se necessário realizar o corte do estipe, o que ocasiona a morte da palmeira (PADILHA et al.2001). O uso racional e sua caracterização é uma necessidade, entretanto, a carência de estudos constitui um “gargalo” em sua cadeia produtiva.
Seu valor nutricional segundo Hiane (et al. 2011):

Este trabalho foi realizado com o objetivo de quantificar os lipídios presentes em uma amostra do palmito in natura, obtido da palmeira Syagrus oleracea.

OBJETIVOS
Objetivo geral: descrever as características do palmito do coqueiro guariroba

Relacionados

  • Tabela de Composição Química de Alimentos Guilherme Franco
    140948 palavras | 564 páginas
  • Desastres naturais e sociais
    95521 palavras | 383 páginas
  • fisica
    162837 palavras | 652 páginas