Análise de comprimento em girinos de Pseudis bolbodactylus em dois sítios de reprodução diferentes.

1345 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS JATAÍ
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BIOESTATÍSTICA

Análise de comprimento em girinos de Pseudis bolbodactylus em dois sítios de reprodução diferentes.

Alunos: Felipe Zenha

Jataí, novembro de 2014.
Introdução

Nas últimas décadas preocupações com o meio ambiente tem sido alvo de discussões e pesquisas em todo mundo. Mais do que nunca todas as nações estão conscientes da urgente necessidade de medidas como: educação ambiental e desenvolvimento sustentável, para garantia de sobrevivência, em um futuro próximo em nosso planeta. Assim esta preocupação passou a ocupar todas as áreas do conhecimento (Silva.2004).
Pesquisas na área de Ecologia preocupam-se coma a manutenção da biodiversidade no mundo. Os estudos com anuros despertam interesse de diversos pesquisadores devido aos seguintes fatores: a presença destes animais em quase todo o planeta; a facilidade de manuseio e, principalmente, por eles serem bons indicadores de equilíbrio ecológico(Silva.2004).
Importância dos anuros
Os anuros pertencem à classe dos anfíbios e, são elementos importantíssimos nas cadeias e teias ecológicas. Esta importância deve-se, principalmente, pelo fato de que eles agem como controladores de insetos e outros vertebrados atuando como presas ou predadores.
Além do mais, eles são indicadores biológicos e ambientais, pois necessitam de um ecossistema equilibrado para a sua sobrevivência Stebbins e Cohen, (1995).
No entanto, nas últimas décadas tem ocorrido a redução e o desaparecimento de algumas espécies, tanto de anuros como de salamandras, no Brasil e em todo o mundo. Como estes animais são sensíveis a mudanças ambientais, sua redução pode ser analisada como decorrência da ação nociva do homem no meio ambiente Stebbins e Cohen, (1995).
Os anfíbios são largamente utilizados na indústria farmacêutica, na moda e para o consumo de carne. Ultimamente a ranicultura apresenta-se como uma

Relacionados