Análise de Coluna de Winogradsk

3114 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Curso de Engenharia Ambiental

Análise da Coluna
De Winogradsky
Discentes: Gabriel do Nascimento Ferrão - 201010815
Gabriel Rocha Victor - 201110436
Isabella Murinelli Pesoti - 201110438
Josianne Ribela Mariconi - 201110780
Mariana Corrêa Pessato Alves - 201110396

Disciplina:
Microbiologia para Engenharia Ambiental II
Professora: Ana Carolina Borella Marfil Anhê

Uberaba – MG
2014

1

Introdução

Desenvolvida em 1880 pelo microbiologista russo, Sergei Winogradsky, a coluna de Winogradsky foi um sistema criado para o estudo de microrganismos presentes nos ecossistemas aquáticos e nos solos. É muito utilizada nos tempos atuais para demonstrar de maneira simplificada a diversidade microbiana presentes em ambientes aquáticos (GOMES; OSÓRIO, 2011).
Na

coluna,

ocorre

o

desenvolvimento

de

populações

bacterianas

fotossintéticas que utilizam o sulfeto de hidrogênio como doador de elétrons durante o metabolismo fotoautotrófico. A montagem da coluna de Winogradsky consiste em uma camada de lama ou de sedimento colocada em um recipiente transparente. Sua altura permite o desenvolvimento de uma zona aeróbica à superfície e de regiões microaerofílicas e anóxicas nas camadas subsuperficiais. Quando o recipiente é exposto à luz, favorece o desenvolvimento de várias populações fotossintéticas a diferentes profundidades da camada de sedimento.
Esta coluna é um sistema modelo que imita as reais situações de um ecossistema anaeróbico de água ilimitada. A distribuição das populações bacterianas em sedimentos naturais desenvolve-se em escala milimétrica, devido à dificuldade de penetração dos sedimentos em profundidade. Em função disso, esta representa um sistema sedimentar artificial.
Grant (1989) cita que a distribuição das bactérias oxidantes de enxofre, ao longo de uma coluna d’água, é relacionada com a concentração de sulfetos e

Relacionados

  • Relatório de aulas prativas
    4346 palavras | 18 páginas