Análise de Coliformes a 450º

857 palavras 4 páginas
Análise de coliformes a 450 pela técnica do número mais provável

Os principais gêneros pertencentes ao grupo "Coliformes", segundo o site da UFRJ, são a Escherichia e Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella. Porém mais de vinte espécies podem atender os critérios que definem o grupo, tais como Aeromonas sp e Serratia sp. As denominações populares de coliforme fecal e coliforme total não é taxonômica, ou seja, não diz respeito a uma classificação de seres vivos, mas somente a uma divisão quanto ao crescimento em meios com condições diferentes. O coliforme fecal, por exemplo, é capaz de crescer em meios com temperaturas altas, em torno de 450.
O teste de Número Mais Provável (NMP), aplica-se a alimentos e matérias-primas, com exceção de amostras de água e gelo para as quais existe procedimento específico. O NMP de aplicação obrigatória nos casos em que os limites máximos tolerados forem inferiores a 100 UFC/g ou mL.
Inoculação da amostra em caldo lauril sulfato de sódio, onde a presença presuntiva de coliformes é evidenciada pela formação de gás nos tubos de Durham, produzido pela fermentação da lactose contida no meio. Existem duas etapas para a comprovação efetiva de que existam coliformes totais ou fecais em uma amostra. A primeira etapa envolve a inoculação da amostra em caldo lauril sulfato de sódio, onde a presença presuntiva de coliformes é evidenciada pela formação de gás nos tubos de Durham, produzido pela fermentação da lactose contida no meio.
O caldo lauril sulfato de sódio apresenta em sua composição uma mistura de fosfatos que lhe confere um poder tamponante impedindo a sua acidificação.
A seletividade se deve à presença de lauril sulfato de sódio, um agente surfactante aniônico que atua na membrana citoplasmática de microrganismos Gram positivos, inibindo o seu crescimento.
Já para a segunda etapa, ou prova confirmativa, de coliformes totais e fecais existe um método diferente para cada tipo de coliforme. A confirmação da presença de

Relacionados

  • Minerais
    92832 palavras | 372 páginas