Análise de burnout em estudantes de medicina da ufcg - artigo

1072 palavras 5 páginas
ANÁLISE DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFCG – CAMPUS CAJAZEIRAS
Carla Ityane Bezerra Lopes1; Érica Albuquerque de Souza Ramos2; Frederyck Alves Bezerra Oliveira3; Luana Costa Barbosa4; Paula Souto Maia5.
1. Estudante da Universidade Federal de Campina Grande – campus Cajazeiras do curso de Graduação em Medicina, 7º período. 2. Estudante da Universidade Federal de Campina Grande – campus Cajazeiras do curso de Graduação em Medicina, 8º período. 3. Estudante da Universidade Federal de Campina Grande – campus Cajazeiras do curso de Graduação em Medicina, 5º período. 4. Estudante da Universidade Federal de Campina Grande – campus Cajazeiras do curso de Graduação em Medicina, 7º período. 5. Médica, Professora Orientadora, Unidade Acadêmica de Ciências da Vida CFP/UFCG, Cajazeiras-PB.

Resumo
Introdução: O burnout é uma síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Esta condição está relacionada ao trabalho, às relações interpessoais e às condições de estresse impostas a qualquer ser humano, como uma tensão produzida pela modernidade. Esta análise, por meio de situações pré-estabelecidas, tenta observar se a relação entre o estudante e sua vida acadêmica sugere a presença de burnout. Objetivos: mensurar os critérios que compõem os escores de burnout e com os dados obtidos fazer uma estimativa da relação aluno-curso com a finalidade de verificar como a rotina acadêmica afeta a vida do graduando. Metodologia: a análise de burnout nos estudantes foi feita a partir do uso de um instrumento de avaliação do estresse que consta de vinte e uma situações que são respondidas de acordo com a frequência em que ocorrem no dia-a-dia do estudante. Após serem contabilizados em tabela específica, é encontrada uma faixa numérica que corresponde ao nível de estresse do estudante. Resultados: foram avaliados 172 alunos do curso de graduação em Medicina. Destes, 102 (59,3%) encontram-se com o resultado do escore de burnout

Relacionados

  • Segurança
    30009 palavras | 121 páginas