Análise de 2 capítulos de "OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WETHER"

649 palavras 3 páginas
A seguinte análise será baseada em dois capítulos do livro “OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER” escrito por Johann Wolfgang von Goethe, maior escritor alemão da época e um grande representante do Romantismo. São eles “10 de maio” e “30 de agosto”. Foram escrito em pleno século XVIII, época marcada pelo inicio do Romantismo. Esse livro inova a maneira de se escrever historias, idealizando a mulher de uma maneira exagerada e mostrando que um homem pode sofrer por amor, a ponto de deixar de viver por ela, sem contar suas outras inúmeras características distintas.
No capítulo “10 de maio” o narrador, é também protagonista da historia, proporcionando ao leitor uma proximidade, não só pelo fato dele ser o protagonista, mas também pelo seu modo de escrever. Ao começar a ler esse capitulo é possível perceber que o narrador está relaxado e em harmonia com a natureza. Pode-se notar também, que ao utilizar a expressão “meu bom amigo” e também pelo fato de esse texto estar em um formato de carta, o narrador e o interlocutor acabam criando um laço de amizade. Neste mesmo texto, é possível notar a felicidade e a interação entre ele e sua querida terra, como por exemplo, ao falar que sua terra é tão linda que ao tentar pintá-la não consegue sequer fazer uma linha, mas mesmo assim diz que é abençoado por estar naquele maravilhoso lugar, é possível notar o uso da antítese, uma figura de linguagem que consiste em apresentar duas ideias opostas, que nesse caso, seria o fato dele ser pintor e não conseguir pintar, contra o fato de mesmo ele não conseguindo pintar, nunca esteve tão feliz de estar em sua terra.
Ao começar o capitulo “30 de agosto”, o narrador expressa uma grande dor, a dor do amor, momento da história que fez e faz os leitores se entreterem, pois eles sentiam o sofrimento que Werther sentia. Werther deixa de lado o campo e a beleza da natureza, e foca agora no amor que sente pela mulher de sua vida. Esse amor é tão desenfreado que ele só pensa nela e tudo que faz não

Relacionados

  • Qualidade de vida no trabalho: caso de estudo electricidade de moçambique
    12129 palavras | 49 páginas
  • Freud e a juventude
    29904 palavras | 120 páginas
  • Disserta o de 2008 Valterian Braga Mendon a
    47186 palavras | 189 páginas