Análise das Pinturas Expressionistas a partir da leitura do texto Criatividade e Processos de Criação Faya Ostrower

483 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Belas Artes
Análise Estrutural da Forma
Profª Renata Gesomino

Análise das Pinturas Expressionistas a partir da leitura do texto
Criatividade e Processos de Criação
Faya Ostrower

Nome: Valquiria Pires de Castro
DRE: 112220861

“O impulso elementar e a força vital para criar provêm de áreas ocultas do ser”
(Ostrower, Faya, 1976, pg 55)
O inconsciente tem o poder de armazenar diversas informações, são memórias, lembranças que se configuram de várias maneiras, como, por exemplo, em imagens, imagens estas que são acessadas durante o processo criativo de um artista.
É nesse momento em que o homem se encontrar num processo de criar imagens, no caso da pintura, que ele acessa tudo o que por ele foi vivido, aprendido, suas convicções e questionamentos. Através do que é chamado por Faya de consciente racional, o homem, no caso, o artista seleciona dentre toda essa memória visual, o que será transmitido através de sua obra.
Sendo assim pode-se dizer que o resultado final da obra do artista, é a soma do inconsciente com o consciente racional. Aplicando-se o conceito da Gestalt, que seria como um todo integrado, como diz Faya:
“o ser humano não pode ser considerado em partes, só pode ser considerado como um todo integrando as suas partes.”
(Ostrower, Faya, 1976, pg. 55)
Diante das afirmativas da autora, pode-se concluir que a obra do artista é resultado de um histórico cultural, que passa por suas experiências pessoais. É na obra que ele expressa tudo está no seu subconsciente.
“A ação humana encerra formas comunicativas que são pessoais e ao mesmo tempo são referidas à cultura.”
(Ostrower, Faya, 1976, pg. 56)
Os artistas do Expressionismo, movimento artístico surgido na Alemanha e na França entre o final do século XIX e início do século XX, tinham como principal característica de suas obras a subjetividade, com temáticas que denunciavam problemas sociais num período em que o país vivia um

Relacionados