ANÁLISE DA OBRA: The Butcher Bunny – Mark Ryden

772 palavras 4 páginas
Universidade de Brasília
Instituto de Artes
Fundamentos de Linguagem

ANÁLISE DA OBRA: The Butcher Bunny – Mark Ryden

Primeiridade
O fundo do quadro possui cores pasteis - como o rosa bebê e contrasta com cores 'alegres'- como o amarelo neon. O rosa representa amor, carinho, suavidade; já o amarelo, concentração, comunicação e positividade. Ambas cores ressaltam aspectos positivos, já o vermelho, presente em outros detalhes, proporciona um certo impacto visual, representa força, agressividade, entusiasmo. Há uma predominancia do uso das cores quentes.
Do ponto de vista das linhas, é notável uma certa preferência pelo uso das linhas curvas, mesmo os objetos mais angulosos, como a mesa em que cortam as carnes, possui as quinas arrendondadas. As linhas curvas remetem o território dos sentimentos, da suavidade, da flexibilidade e do feminino. A quietitude da obra acontece pela ausência de linhas diagonais que provocam uma certa instabilidade.
A análise da textura fica comprotetida devido a digitalização da obra, porém as sombras da parede remetem uma textura áspera e expressam com mais clareza as pinceladas do artista. O esquema de iluminação não enfatiza o olhar para apenas uma imagem principal, todos os detalhes são igualmente importantes para a obra. A claridade é bem homogênea, com exceção de pequenas sombras atrás dos elementos centrais.
Há diversos contrastes presentes, doçura e tensão, sentimentos conflitantes e contraditórios. O quadro é sinestesico, a visualidade que ele proporciona se relaciona com os sentidos, olfato, paladar. Por exemplo: É quase impossível não ouvir o 'som' do serrote cortando a carne.
Secundidade
A imagem do quadro é bem singular. A experiência vivida quando adentramos num açougue pouco se assemelha a esta proposta. Há elementos fantásticos como um coelho segurando uma faca. A menina que espera a carne que está sendo cortada segura a mão da miniatura do ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln.
Abraham Lincoln (1809-

Relacionados