Análise da obra: Peacock and dragon

1492 palavras 6 páginas
Obra analisada:

“Peacock and Dragon” – William Morris

Análise Descritiva:
A obra analisada é feita aparentemente em algum tipo de tecido ou material têxtil, ao olhar atentamente e próximo à obra podemos enxergar fios aparentemente grossos tecidos. Além disso, é visível nas partes laterais o fim do padrão de forma que compõe a obra e o fechamento do tecido, assim como alfinetes que seguram a peça na parte superior, como mostra a imagem do detalhe superior esquerdo á seguir.

A tapeçaria é inteiramente composta por elementos de curvas perfeitamente desenhados, os quais formam um padrão uniforme com dimensões aproximadas de 108 x 85,5 cm que se repete tanto horizontal quanto verticalmente.
Predomina na obra a cor azul, utilizando-se se um tom mais escuro que compõe todo o fundo da peça e um tom mais claro compondo elementos florais neutros que são comuns por toda a extensão da obra. A partir deste fundo e dos elementos citados é possível dividir o padrão de repetição em dois setores:
- O primeiro setor possui elementos brancos misturados aos de cor azul clara formando um elemento central que se assemelha à folhagem de uma planta, os detalhes dos elementos florais citados acima e dois novos desenhos que se destoam dos até então citado, sendo estes formados por uma serie de penas ou escamas que compõe figuras animalescas que se assemelham á uma interpretação de dragão. Estes dois elementos são simétricos e estão um de costas para o outro e separados pela folhagem citada anteriormente.
- O segundo setor analisado apresenta juntamente aos elementos florais detalhes em diferentes cores que passam do verde ao salmão de cima para baixo, com dois tons diferentes de cada. Nesta área observamos ainda, além de elementos como folhas, galhos e sementes que são observados por toda a obra, dois elementos compostos novamente por penas que representam pavões. Estes elementos são também simétricos entre si, se localizam no centro do padrão e estão voltados de

Relacionados

  • Brics
    196068 palavras | 785 páginas