Análise da música Già il sole dal gange, de Alessandro Scarlatti

1229 palavras 5 páginas
Trabalho para a disciplina: prática instrumental 1

Sobre o autor
Pietro Alessandro Gasparo Scarlatti nasceu em Palermo (comuna italiana, capital da província de Palermo e da Região Siciliana) em 2 de maio de 1660. Filho mais velho de Pietro Scarlatti e Eleonora d’Amato, dentre 7 irmãos, dos quais Anna Maria e Tommaso foram cantores, e Francesco, compositor.
Em 1672 Alessandro e suas duas irmãs, Anna Maria e Melchiorra, foram mandados para Roma, para viver com uns parentes. Casou-se em 1678 com Antonia Anzalone, napolitana, que lhe deu dez filhos, três foram músicos: Pietro e Domenico, compositores e Flaminia, cantora.
No ano de 1679 sua primeira ópera, que se intitulava Gli equivoci nel sembiante, fora apresentada no teatro do Collegio Clementino. Foi embora para Nápoles em 1683, onde obtivera o cargo de maestro di capella da capela real. Permaneceu em Nápoles até 1702, onde esteve ocupado com a criação de óperas para o teatro oficial de S. Bartolomeu; os nobres lhe solicitavam peças, então, desde cedo ficou como musico absoluto daquele reino. Entre 1702 e 1708, residiu em Roma, a serviço do cardeal Otoboni.
As cantatas escritas no primeiro período napolitano denunciavam um compositor capaz de atingir uma elevada expressão, era um gênero dramático. Trabalhou com músicas de câmara e algumas peças sacras quando foi admitido no grupo da Academia Árcade. Ocupou o posto de 1º organista da Basílica de Santa Maria Maggiore e anos depois como regente da capela. Em Roma, produziu óperas magnificas, como L’amor volubile e tirano, La principesa fidele e Tigrane; e alguns oratórios, como San Filippo Neri e numerosas sonatas.
Após Cambise, viveu um período de crise, onde não havia interesse por sua música, pois nada mais apresenta e não recebia seus honorários, frequente em sua carreira. Volta para roma, em busca de uma vida sem graves preocupações financeiras e lá, “um novo ciclo de óperas, elevadas e depuradas em perfeição e grandiosidade estilística, se sucede”,

Relacionados