ANÁLISE DA ENERGIA EÓLICA COMO FONTE ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIR E/OU COMPLEMENTAR AS USINAS HIDRELÉTRICAS (FONTE CONVECIONAL)

5997 palavras 24 páginas
ANÁLISE DA ENERGIA EÓLICA COMO FONTE ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIR E/OU COMPLEMENTAR AS USINAS HIDRELÉTRICAS (FONTE CONVECIONAL)
Francisco Lucas Chaves Almeida
Angelis Maria Alves Falcão
Marina Gabrielle Damião Mendes Cruz
Pedro Victor Crescêncio de Freitas
Pedro Felipe Silva Queiroz
Arliton Martiniano Duarte Aquino1
Andrey Luna Saboia 2
RESUMO
Nos dias atuais estamos vivenciando diversas discursões sobre questões ambientais: suas causas, impactos e forma de amenizá-los. Um exemplo claro é a geração de energia, que em grande maioria, durante a produção, emitem gases que agravam o efeito estufa e a degradação ambiental acarretando outras consequências. Buscar soluções como fontes renováveis de energia que visem amenizar tais impactos é uma das alternativas viáveis hoje em dia. A energia produzida a partir dos ventos (denominada eólica) e a gerada a partir da força das águas (hidroelétricas) são exemplos de energias limpas e renováveis que geram, de maneira sustentável, energia limpa a fim de reverter tais impactos que o uso irracional de energia elétrica vem gerando em nossa sociedade. Ao final, constata-se que este tipo de energia está em grande ascendência no mundo, principalmente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos como é o caso do Brasil, bem como destacar a importância em reduzir o aquecimento global e seus impactos em nossas vidas.

Palavras-chave: Energia Eólica; Energia Hidroelétrica; Fontes Renováveis de Energia; Aquecimento Global.

1. INTRODUÇÃO

A humanidade precisa evitar guerras, tiranias, pobrezas, assim como degradação da biosfera e destruição da diversidade biológica e ecológica. Tratar-se de obter qualidade de vida para o homem e para a biosfera que não seja conseguida principalmente à custa do futuro (VEIGA, 2008).
A constante e crescente preocupação com as questões ambientais, em especial o aumento do efeito estufa, conhecido como aquecimento global, vem fazendo necessário o desenvolvimento de pesquisas e projetos

Relacionados

  • Engenharia
    50730 palavras | 203 páginas
  • fisica
    162837 palavras | 652 páginas