Análise da dissertação de Joana Campos Clímaco - Cultura e Poder na Alexandria Romana

813 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CÂMPUS DE CAMPO MOURÃO
CURSO DE HISTÓRIA - 1º ANO
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA
PROFESSOR: FRANK MEZZOMO

CULTURA E PODER NA ALEXANDRIA ROMANA

CAMPO MOURÃO
2013
ACADÊMICA: NATANIA GRAZIELE TEIXEIRA

Trabalho realizado individualmente para obtenção de nota parcial do 1º Bimestre da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História do curso de História na Universidade Estadual do Paraná – Câmpus de Campo Mourão.
Professor: Frank Mezzomo.

CAMPO MOURÃO
2013
1 – Título

A dissertação de mestrado escolhida está disponível na Biblioteca Virtual da USP, intitulada como Cultura e Poder na Alexandria Romana.

2 – Autor Joana Campos Clímaco é a autora da dissertação de mestrado intitulada como Cultura e Poder na Alexandria Romana, dissertação que foi utilizada para desenvolver o presente trabalho.

3 – Tempo/ Espaço da Pesquisa Esta dissertação de mestrado aborda aproximadamente os dois primeiros séculos de Império Romano em Alexandria, ou seja, estuda um período de quase 200 anos. A cidade de Alexandria foi fundada em 331 a.C. e desde cedo teve grande destaque econômico e cultural, por sua localização ser estratégica e investirem na Biblioteca e no Museu assim sendo um centro atrativo para diversas populações com diversas pretensões.

4 – Envolvidos como Objeto de Pesquisa Alexandria e seus habitantes são os objetos de pesquisa da dissertação de mestrado escolhida.

5 – Referencial Teórico
Pela falta de acesso aos papiros e obras que tratem especificamente do assunto a autora da dissertação recorreu a Herbert Musurilo, que também considera que um dos maiores motivos de queixa dos alexandrinos contra os romanos era a recusa destes na permissão de tal instituição. Ele propõe que o grupo a qual se pode atribuir a autoria dos textos é a elite grega do Ginásio de Alexandria.
Arnaldo Momigliano é

Relacionados

  • dicionario
    171603 palavras | 687 páginas
  • escravidao
    77621 palavras | 311 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas
  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas