Análise crítica sobre o filme o amor é contagiosofoucault afirma que o poder está presente em toda sociedade. discuta às resistências aos saberes que sustentam esse poder segundo o filme.

1398 palavras 6 páginas
Sociologia Contemporânea

1- Produzir um ensaio crítico sobre o filme: O Amor é contagioso.
Foucault afirma que o poder está presente em toda sociedade. Discuta às resistências aos saberes que sustentam esse poder segundo o filme.

O filme Patch Adams “O Amor é contagioso” lançado no ano de 1998, nos Estados Unidos, relata uma história real dramática, vivenciada no ano de 1969, pelo Dr. Patch Adams (papel vivenciado pelo ator Robin Williams no filme), após tentativa de suicídio, resolve internar-se voluntariamente em um sanatório, local este que podemos descrevê-lo, como um ambiente onde os pacientes, eram tratados trancafiados, enclausurados em enfermarias, que mais se assemelhavam a verdadeiras prisões, sob uma constante vigilância; Pacientes psiquiátricos cada vez mais fragilizados com o tipo de tratamento recebido, exclusos de atenção, e de um acompanhamento médico humanizado. Submetiam-se a um modelo de “corrigir” e “disciplinar” que acabava supostamente a excluí-lo e estigmatizá-lo da sociedade e meio familiar. Como descreve PESSOTI (1996), relatando sobre o louco, que não era o dono de seu chão (desterritorialidade), de seu pensamento, (exclusão lógica) de sua cidadania, (exclusão política), de sua identidade, nem tampouco de seu comportamento. Isso perpassa alguns períodos, como a Renascença, o racionalismo, as medidas políticas mercantis, a moralização e a psiquiatrização. Aqui fizemos um breve relato ao tema que Foucault trabalha sobre a loucura, que se enquadra em algumas cenas vistas no início do filme.

A partir dessa realidade vista por Patch no ambiente hospitalar psiquiátrico, começará então sua luta em tentar inovar, mudar o antigo método terapêutico de tratamento que já era utilizado pela ciência médica, naquela década. Quer transformar, quer mudanças àquela realidade, e logo começa a ajudá-los com sua técnica simplista, porém inovadora, que está mostrando eficácia.

Patch Adams, ao sair do hospício trás consigo a ideia decisiva de

Relacionados