Análise crítica do capítulo de Iannis Xenakis, do livro O Urbanismo, de Françoise Choay, por Rodrigo Lopes de Lisboa

480 palavras 2 páginas
Análise crítica do capítulo de Iannis Xenakis, do livro O Urbanismo, de Françoise Choay

No texto estudado, Iannis Xenakis inicia suas proposições desenvolvendo uma crítica sobre uma tendência atual da visão dos urbanistas e estudiosos de campos relacionados, que tornou-se também norteadora de políticas públicas no tratamento de diversos problemas relacionados aos grandes centros urbanos. Segundo afirma, a “descentralização” das grandes cidades, demograficamente e industrialmente, tem sido vista como a solução óbvia e indispensável para os problemas oriundos da alta concentração socioeconômica. Porém, seguindo por caminho oposto, ele pontua os benefícios da centralização social, além de salientar que este é um fenômeno inevitável, apesar dos esforços contrários dos governos. Para o autor, a centralização e o consequente crescimento dos centros urbanos não gera somente problemas sociais e caos cotidiano, mas cria também um espaço frutífero para o desenvolvimento científico e sociocultural, o que seria suprimido com a dispersão demográfica da descentralização.
Para reforçar sua crítica às técnicas descentralizadoras, Iannis questiona o planejamento ortogonal, que considera inadequado ao espírito orgânico das cidades, e cita como exemplo cidades como Le Havre, Brasília e Chandigarth, nas quais os planejadores, apesar de todo o apoio governamental, não foram, em sua opinião, exitosos em desenvolver uma estrutura que ampliasse as possibilidades da cidade, mas criaram cidades “mortas”.
Iannis conclui então que, se a concentração é algo inevitável e vantajoso para as cidades, deve-se mudar radicalmente as ideias atuais sobre urbanismo e arquitetura, momento em que ele apresenta o conceito de “cidade cósmica vertical”. A cidade cósmica vertical, ao invés de criar meios de conter a concentração habitacional, ela desenvolve uma estrutura de assentamento verticalizado, própria para favorecer a maior concentração possível no menor espaço de terra.
Vale salientar que,

Relacionados