Análise crítica do artigo: “implantação do sistema haccp, análise de perigos e pontos críticos de controle em fast food (giraffas®)”.

304 palavras 2 páginas
ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO:
“IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA HACCP, ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE EM FAST FOOD (GIRAFFAS®)”. A busca contínua pela satisfação dos consumidores e a extrema competição junto aos concorrentes têm levado as empresas de alimentos a formalizarem seus processos com o objetivo de garantir a qualidade e segurança de seus produtos de forma a se tornarem competitivas. A implementação do sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) ainda é um tópico distante para algumas empresas e seu sucesso está na sua capacidade de reconhecê-lo como fundamental para sua sobrevivência e de mantê-lo continuamente produzindo resultados positivos, baseando-se nos princípios de gestão da qualidade e melhoria contínua. É baseado na estrita observância dos programas de pré-requisitos (PPR) como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os Procedimento Padrões de Higiene Operacional (PPHO).
As crenças, os valores e os conceitos já enraizados nas empresas e nas pessoas constituem uma das barreiras que dificultam o reconhecimento da validade e da importância do Sistema. Entretanto, como a equipe já deve ter vivenciado alguma situação de falha de processo ou de operação, ela pode tornar-se mais receptiva e participativa no processo, à medida que lhe forem apresentados dados estatísticos sobre o problema. É fundamental que o empresário tenha em mente que a implantação do Sistema APPCC, por si só, não soluciona os problemas de segurança dos produtos. O sistema é muito eficiente em fornecer indicações de como está o processo e em provocar ações corretivas sistematizadas, em etapas específicas. Entretanto, as decisões a serem tomadas, em função das indicações do Sistema, são de responsabilidade dos dirigentes e executores do processo na empresa; todavia, se com as informações recebidas as ações corretivas tornam-se imediatas, os perigos para a segurança alimentar na produção são prontamente

Relacionados