ANÁLISE CONJUNTURAL COMO SUPORTE À ASSESSORIA SOCIOECONÔMICA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS ENTIDADE DE CLASSE

782 palavras 4 páginas
RELATÓRIO

Projeto: Análise conjuntural como suporte à assessoria socioeconômica aos movimentos sociais e as entidade de classe

Orientador:
PROFESSOR IVAN TARGINO MOREIRA

Aluno bolsista:
JOSÉ RENATO DIAS QUIRINO

jOÃO PESSOA
2013
INTRODUÇÃO

Como já era de ser esperar, a economia brasileira no ano de 2013 cresceu pouco, reflexos da crise de 2012 e uma forte desaceleração da economia mundial. Essa questão discutida, é resultado de diversos agregados econômicos envolvendo, desde o PIB até o Setor Externo. Sendo assim, o projeto, denominado esse ano como PACEB (Projeto de análise da Conjuntura Econômica Brasileira), temo como principal objetivo analisar a economia brasileira trimestralmente, comparando com o trimestre anterior e o mesmo do ano anterior, e os reflexos de várias variáveis macroeconômicas nos dados coletados. A maioria dos dados são coletados em grandes órgãos como: IBGE, Bando Central, IPEDATA, CNI, Ministério da Agricultura, entre outros.
Além de ser importante para os alunos do curso de Economia, é de imensa importância para o cenário externo, já que além de trenar os alunos para o mercado de trabalho, o projeto leva para o público de fora todos o conhecimento adquirido, onde as apresentação são feiras em forma de Seminários Conjunturais.

CRONOGRAMA

Nesse período como bolsista tive diversas atividades dentro e fora da Universidade, fazendo com que o projeto faça valer cada vez mais o seu nome de PROJETO DE EXTENSÂO. Contudo, foram realizadas reuniões com professores e alunos do projeto, relatórios conjunturais, elaboração de banco de dados, três apresentações internas, sendo uma delas na Solenidade organizado pelo CORECON (Conselho Regional de Economia) em homenagem ao dia do Economista, apresentação do projeto no Encontro de Extensão 2013 (ENEX), e mais 2 apresentações externas, a primeira na comissão Pastoral da terra (CPT) e a segunda no Sindicato dos trabalhadores da indústria da

Relacionados