Análise comparativa entre os documentos “bauhaus: novarquitura” e “a carta de atenas”

915 palavras 4 páginas
1)
Identifica-se no texto ‘’Carta de Atenas’’ que a democracia é como uma ‘’forma tipo’’, um modelo capaz de se adaptar a qualquer lugar, independente da cultura, baseado em um homem tipo específico, mantida através de um estado forte.
Entretanto, para Gropius busca-se o ‘’típico’’ (uma forma característica) para a democracia, um método, ou seja, flexível a adaptações, pois não há uma ‘’forma’’ definida, há apenas um conceito. Conforme pode-se identificar no seguinte trecho:
‘’A democracia baseia-se na interação de dois fenômenos de vida contrastantes: de um lado, necessidade da diversidade de conceitos resultante da produção individual intensiva; necessita de um denominador comum na forma de expressão, resultante das experiências somadas de muitas gerações que pouco a pouco expulsam o puramente arbitrário em favor do essencial e típico. ’’ (Bauhaus - Gropius, 2011, p. 21)
2) Sob a análise da Carta de Atenas a proposta de cidade e urbanismo moderno democrático está relacionado à sua organização, ao atender as necessidades básicas do homem tipo (habitar, trabalhar, recrear e circular), tornando-as um direito. Portanto, sob esta ótica construiu-se uma forma de cidade definida, onde cada necessidade ocupava um local especifico determinado pelo estatuto do solo, onde o habitar é a função principal enquanto as demais se desenvolvem no seu entorno. Como podemos observar nos seguintes trechos:
‘’[...] O urbanismo tem quatro funções principais, que são: primeiramente, assegurar aos homens moradias saudáveis, isto é, locais onde o espaço, o ar puro e o sol, essas três, condições essenciais da natureza, lhe sejam largamente asseguradas; em segundo lugar, organizar os locais de trabalho, de tal modo que, ao invés de serem uma sujeição penosa, eles retomem seu caráter de atividade humana natural; em terceiro lugar, prever as instalações necessárias à boa utilização das horas livres, tornando-as benéficas e fecundas; em quarto lugar, estabelecer o contato entre essas

Relacionados