Análise comparativa dos filmes: “All watched over by machines of loving Grace” (BBC) e “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá" (Sílvio Tendler)

682 palavras 3 páginas
O documentário produzido por Silvio Tendler “encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá.”, vem discutir problemas a respeito da globalização introduzindo seu entendimento a respeito deste assunto.

Milton chama de “Globaritarismo” a esse processo contraditório onde o capitalismo apresenta uma grande diferença entre o mundo do norte e o mundo do sul. Ele nos apresenta a existência de três mundos. O mundo tal como nos fazem crer: a globalização com fábula, o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade e o mundo tal como pode ser: uma outra globalização.

As relações entre os dois filmes são bastante evidentes com a forma em que as pessoas se adaptaram com a tecnologia e a rede a ponto de confiar a economia de um país aos computadores. Eles acreditavam que os computadores eram mais inteligentes que o próprio ser humano, e não levaram em conta que as máquinas também erram. Dessa forma muitos países sentiram consequências dessa falha, que levou o sistema financeiro dos Estados Unidos a sofrer uma enorme crise, desestabilizando a economia de outros países, vindo a declinar como aconteceu na indonésia, china, etc. A consequência disso foi a instabilidade na economia e no governo destes países.

Algumas ideias são propostas pelo vídeo, como a de que estamos vivendo uma segunda globalização onde o humanismo está sendo substituído pelo consumo veloz, que por sua vez é considerado por Milton como o “Deus” da globalização, valendo tudo para satisfação do mesmo.

Outro fator que é bastante crucial quando se fala de globalização é a exclusão e a perversidade abordada por Milton Santos. Excluindo uma grande parte da população e gerando conflito entre pessoas que vivem no mesmo local. Como aconteceu em Ruanda com o conflito entre tutsis e hutus que por conta da colonização da Bélgica que influenciou as maiores matanças da historia do país tudo por conta de questões étnicos-racias que juntos com os interesses da Bélgica

Milton chama de

Relacionados