Análise comparativa do texto de Hippolyte Taine e Marc Bloch

294 palavras 2 páginas
Análise comparativa do texto de Hippolyte Taine e Marc Bloch

Hippolyte Taine em sua pergunta de o que é a França contemporânea no prefácio de seu livro “Les origines de la France comtemporaine” de 1875,com edição em questão de 1986 pela editora francesa Robert Laffont tem uma perspectiva de origem diferente do historiador medievalista Marc Bloch
Taine no parágrafo em questão toma a história como linear ao elejer a revolução francesa como fato único para a contemporaneidade da França.Taine atráves de seus estudos cre que essa soma de datas que resultam na revolução francesa é o ponto de partida para entender a contemporaneidade da frança,para ele essa é a única maneira de compreender a França de seu tempo.Tomando isso por ponto de partida e tendo a frança de seu tempo como ponto de chegada.Ou seja ele segue a orientação do estudo do mais proximo pelo mais distante isso é, o passado dando completo sentido ao recente.
Já Bloch tem perspectiva diferente,inclusive cita a postura de Taine em seu livro“A Apologia da História”ou ofício dos historiador de 1886 com edição de 2002 pela editora brasileira Jorge Zahar.
Para Bloch a investigação das origens acaba por ser um desfarçe da mania de julgamento.Bloch repreende a filosofia do estudo exclusivo do passado e diz que só é possivel explicar um fenômeno histórico de acordo com seu momento.

Referencias:
BLOCH, Marc. Apologia da História ou ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002
TAINE, Hippolyte.Les origines de la France contemporaine. Paris: Robert Laffont Ed.,1986, 2 vols. Obra original de 1875,trecho do prefácio,tradução do professor Elias Tomé Saliba.

Relacionados

  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas
  • TESE LARA BIASOLI MOLER
    97106 palavras | 389 páginas