Análise comparativa do padrão de herbivoria de área em folhas jovens e maduras de hibiscus rosa-sinensis (malvaceae) na floresta da tijuca, rio de janeiro, sudeste do brasil.

660 palavras 3 páginas
Análise comparativa do padrão de herbivoria de área em folhas jovens e maduras de Hibiscus rosa-sinensis (Malvaceae) na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil.

Priscila Paulino do Nascimento¹, Leonardo Brasil da Silva² & Marcelle Araujo Bessa do Nascimento³
¹Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista PIBIC/UFRJ (priscilapaulino@ufrj.br); ²Graduando em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro; ³Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Introdução

Estudos sobre herbivoria nos dão respostas de como certas plantas reagem de modos diferentes à esse ataque, ou até mesmo tenham tolerância à herbivoria (Janzen, 1966). A herbivoria tem bastante influência na taxa de mortalidade das espécies e nas relações entre elas. Há uma preferência dos herbívoros ao consumir as folhas, pelas jovens como nos mostra Aide (1993), que verificou que 70% dos danos às folhas de 29 espécies tropicais ocorreram durante o primeiro mês de vida das plantas.

O gênero Hibiscus, pertence à família das Malvaceas (Malvaceae), que tem cerca de 200 espécies (Cronquist, 1981). A espécie Hibiscus rosa-sinensis é um arbusto que pode atingir até 5 metros de altura. Folhas alternas, verdes com variância de verde-claro (jovens) a verde-escuro (maduras) e flores de cálice rosa, com variâncias rosa claro, rosa comum e vermelho mini. Sua flor é bastante utilizada na ornamentação de jardins, a fins de paisagismo. Há estudos de que algumas folhas do gênero são utilizadas para fins medicinais.

Objetivo e Hipótese

Ao notarmos visivelmente a diferença dos níveis de herbivoria folial da espécie Hibiscus rosa-sinensis, presente na Floresta da Tijuca do Parque Nacional da Tijuca, nosso objetivo no presente trabalho foi investigar/avaliar se as folhas jovens são mais danificadas que folhas maduras nessa espécie, tendo em vista que alguns estudos nos fornecem informações de que as

Relacionados