Análise Comparativa Deusas Mitologia Demeter/Ceress

4590 palavras 19 páginas
Análise Comparativa entre

Deusa Deméter (Mitologia Grega) e
Deusa Ceres (Mitologia Romana)

Por: Claudia Regina Andriolli

Trabalho apresentado para Professor:

São Paulo
Março/2014

Introdução
Como não despertar o encantamento pessoal ao elaborar este trabalho, pois posso dizer que me foi quase que inebriante todo o processo de pesquisa até a finalização desta atividade.
A cada nova pesquisa me deparava com a magia de sentir me inserida no contexto de uma “Deusa”.
Com “deusa” queremos exprimir a descrição psicológica de um tipo de complexo de personalidade feminina que conhecemos intuitivamente em nós, nas mulheres a nossa volta, e também nas imagens e ícones que estão em todas as partes da nossa cultura.
Foi então que me decidi a fazer um trabalho um pouco mais elaborado, onde procurei trazer um breve resumo sobre a mitologia Greco-romana e de cada um dos “deuses e deusas” que a compõe.
Dentre todos estes “deuses e deusas” optei por falar mais detalhadamente sobre as deusas Deméter (Mitologia Grega) e sua similar Ceres (Mitologia Romana), pois foram estas que mais me tocaram intimamente.
Uma deusa é, portanto a forma que um arquétipo feminino pode assumir no contexto de uma narrativa epopéica mitológica. Num conto de fadas, esse arquétipo pode aparecer como princesa, rainha ou bruxa. Quando sonhamos ou fantasiamos, nossa mente inconsciente pode recorrer às imagens arquetípicas comuns a nossa cultura, ao que Jung chamou de inconsciente coletivo. Assim, em vez de sonhar com a rainha ou com a deusa Hera, da mitologia grega, para representar o arquétipo feminino do poder, podemos fazê-lo com nossa presidenta Dilma Rousseff ou com as matriarcas das novelas brasileiras, um exemplo foi de Suzana Vieira em “Senhora do Destino”.

MITOLOGIA GRECO-ROMANA

A mitologia greco-romana se originou da junção das religiões grega e romana. As duas se fundiram por apresentarem aspectos semelhantes; as suas

Relacionados