ANÁLISE COMPARATIVA DA CONCENTRAÇÃO CALÓRICA, DE SÓDIO E DE GORDURA SATURADA EM QUEIJOS FRESCOS E MATURADOS

1319 palavras 6 páginas
ANÁLISE COMPARATIVA DA CONCENTRAÇÃO CALÓRICA DE SÓDIO E DE GORDURA SATURADA EM QUEIJOS FRESCOS E MATURADOS

Nathiely Correa Silva - Nutrição/UNIPAC - naticorreasilva@hotmail.com
Naiara Martins - Nutrição/UNIPAC - naiaramo@yahoo.com.br
Franciane Alves - Nutrição/UNIPAC - franalvesjf@yahoo.com.br

Palavras chave: sódio, queijo, dietética, rotulagem de alimentos.

INTRODUÇÃO
Os novos padrões alimentares, encontrados em diferentes países, comumente convergem para uma dieta rica em gorduras (particularmente de origem animal), açúcares e alimentos refinados, com reduzida quantidade em carboidratos complexos e fibras (LEVY-COSTA et al., 2005).
A pirâmide dos alimentos, adaptada a população brasileira, propõe uma nutrição variada, em quantidades adequadas para obter uma dieta equilibrada, proporcionando nutrientes necessários ao organismo. O leite e seus derivados compõem parte importante desta pirâmide alimentar e sua indicação é de três porções ao dia (PHILIPPI, 2003).
No Brasil existem aproximadamente 23 tipos de queijos, cada qual com sua característica e aplicação em técnica dietética (PHILIPPI, 2003), com um consumo anual de 2,3 kg per capita. Este valor vem crescendo, mas ainda é pequeno em comparação com a Argentina e os países europeus. Entretanto, a participação brasileira na produção mundial de queijos entre 2000-2008 foi de 640 mil toneladas, superando estes mesmos países (NASCIF, 2008). O estado de Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de queijos, e responde pela metade do consumo nacional (PERRY, 2004).

OBJETIVOS
Investigar e comparar os valores de sódio, gordura saturada e valor calórico disponível nos rótulos de queijos frescos e maturados.

MATERIAL E MÉTODOS
Foram colhidos os valores de sódio (mg), gordura saturada (g) e valor calórico (kcal) nos rótulos de todos os queijos frescos e maturados encontrados, pesquisados nos três maiores supermercados da cidade de Juiz de Fora/MG, no período de fevereiro a março de 2011.
Foram

Relacionados