Análise comparada entre o conceito de Subjetividade Privatizada e o filme "We need to talk about Kevin"

568 palavras 3 páginas
Deve-se entender por experiência de subjetividade privatizada o norteio das decisões a serem tomadas a partir de orientações individuais, onde a própria vontade do indivíduo - e sua concepção de mundo - se sobrepõe a dogmas ou doutrinas morais. Dessa forma, é comum que irrompam essas experiências em momentos históricos da sociedade onde não há referencial moral coletivo a ser seguido, como no Renascimento, onde a crise dos preceitos religiosos e a ascenção do antropocentrismo desnorteou os indivíduos com relação à conduta que deveriam seguir, o que ocasinou, posteriormente, o surgimento de novas formas de pensar - iluministas - e diversas doutrinas abordando a gênese do universo e postulando novas condutas a serem seguidas pelo homem.
Na obra abordada, "Precisamos falar sobre o Kevin", drama original de Lionel Shriver (2003), há quatro personagens principais: o problemático Kevin, que é o motivador de todo o drama sobre o qual o filme se desenrola; Franklin, pai de Kevin; Sillie, irmã mais nova de Kevin; e Eva, a mãe, personagem que enfrenta diretamente todas as consequências da personalidade do filho.
Kevin é um garoto problemático, desrespeitoso com a mãe e incapaz de demonstrar sentimentos. Percebe-se, no filme, que Eva procura educar o filho e desempenhar seu papel de mãe de forma comum, o que leva o espectador a se identificar com ela por vezes, concordando com suas atitudes. Entretanto, apesar de inadequado, o comportamento do garoto na infância parece comum.
A todo instante no filme é possível identificar experiências de subjetividade privatizada e sua crise, geralmente por parte da mãe. Em uma das cenas, Eva se dispõe a trocar a fralda do filho - que aparentar ter então, entre oito e dez anos - mesmo depois que este a tenha desobedecido. Depois de trocada a fralda, Kevin se levanta da cama e gesticula dando a entender que sujaria a fralda de novo, intencionando provocar a mãe. É então que Eva, já estressada, agarra com as duas mãos o garoto e o joga no

Relacionados