Análide de desempenho na ANEEL

683 palavras 3 páginas
Estudo de Caso: ANEEL

Contextualização
Realizamos uma entrevista com os responsáveis pela avaliação de desempenho na ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, visando compreender o sistema utilizado, bem como seus benefícios e limitações.
Na ANEEL há cerca de 700 colaboradores que têm seus desempenhos frequentemente avaliados. Para os efeitos das avaliações de desempenho, estão divididos em três grupos: servidores, assessores e superintendentes.
Os servidores devem realizar a autoavaliação e avaliar seus pares (servidores que fazem parte de sua equipe imediata de trabalho). Além disso, são avaliados pelos superintendentes.
Os assessores são avaliados pelos superintendentes. Os superintendentes, por sua vez, são avaliados pela Diretoria da ANEEL.

As avaliações de desempenho dos servidores têm três outputs principais: a progressão funcional; a concessão de gratificação por desempenho; e a aprovação em estágio probatório.
Para a progressão funcional, é considerada apenas a avaliação efetuada pelo superintendente. É feita a avaliação de 8 grupos de itens: disciplina; produtividade (cumprimento do plano de trabalho); produtividade (qualidade do trabalho); responsabilidade e comprometimento; assiduidade e pontualidade; capacidade de iniciativa; conhecimento de métodos e técnicas; e trabalho em equipe.
Para a concessão de gratificação, é feita uma ponderação das avaliações do superintendente, dos pares e da autoavaliação. É feita a avaliação dos mesmos 8 grupos.
Para os fins de estágio probatório, somente 6 grupos de itens são considerados: disciplina; produtividade (cumprimento do plano de trabalho); produtividade (qualidade do trabalho); responsabilidade e comprometimento; assiduidade e pontualidade; e capacidade de iniciativa. Esta avaliação é feita pela chefia imediata.
Os itens avaliados são agrupados conforme o formulário em anexo, que é do tipo (COLOCAR TIPO)

O sistema FAD
O sistema FAD (Formulário de Avaliação de Desempenho) faz a coleta

Relacionados