Anuência da computação em nuvem nas empresas de grande porte do vale do paraíba

Páginas: 5 (1056 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
O que é computação em nuvem?
Segundo Michael Ambrust[et.al], a computação em nuvem é toda aplicação que pode ser oferecida como um serviço na Internet , bem como hardwares, virtualizados, os quais se encontram em Data Centers, também oferecidos em forma de serviço na Internet. Segundo ele, tais serviços são comumente chamados de Saas( Software as Service), IasS(Infra-Structure as Service) ouPasS(Plataform as a Service).
“Pode-se dizer que a computação em nuvem, assim chamada, incorpora o paradigma de Arquitetura Orientada a Serviço (Service Oriented Architecture – SOA), onde, segundo Mackenzie (2006), todas as funções de um sistema são vistas como serviços de software, independentes e auto-contidos.” (NOGUEIRA, Matheus Cadori; PEZZI, Daniel da Cunha)
Arquitetura da Computaçãoem Nuvem
Segundo Flávio R. C. Sousa[et.al], da Universidade Federal do Ceará, a arquitetura da computação em nuvem pode ser entendida através de camadas.
A camada mais baixa seria a camada física, onde se encontram os data centers, recursos de hardware, desktops, clusters, entre outros. A camada intermediária trata do gerenciamento desses recursos, bem como, negociações de QOS (quality ofservice).
No nível acima da camada intermediaria, existe a camada onde provê suporte à criação de aplicações e que contem ambiente e ferramentas de desenvolvimento. Tal ambiente possui interfaces web, bibliotecas de programação e linguagens de programação. Flávio R. C. Sousa[et.al] destaca que tal camada é específica para usuários avançados, não sendo utilizada pelo usuário final.
Na camada acima,ai sim seria a camada para o usuário final, onde por meio delas, que o usuário final utilizará a aplicação.
Michael Ambrust[et.al] cita a arquitetura da Computação na Nuvem com foco na SasS (Software as Service). Existe um provedor de Nuvem, onde se encontram os data centers, e é responsável pela camada física. O provedor vende o serviço para o chamado Cloud User, também conhecido como Provedorde SaaS. Esse provedor de SasS fornece então para usuário SaaS o serviço desejado através de aplicações Web.

Tipos de Nuvens
Segundo Flávio R. C. Sousa[et.al], da Universidade Federal do Ceará, a computação em nuvem pode ser dividida em 4 tipos: privada, pública, comunidade ou híbrida.
O nuvem privada é um tipo voltado para organizações, onde são empregadas políticas de acesso a serviço.
“Astécnicas utilizadas para prover tais características podem ser em nível de gerenciamento de redes, configurações dos provedores de serviços e a utilização de tecnologias de autenticação e autorização.” Flávio R. C. Sousa[et.al]
Já a nuvem pública não possui restrições de acesso quanto ao gerenciamento de rede e menos ainda para autenticação e autorização. É voltado público em geral.
“No modelode implantação de nuvem comunidade ocorre o compartilhamento por diversas empresas de uma nuvem, sendo esta suportada por uma comunidade específica que partilhou seus interesses, tais como a missão, os requisitos de segurança, política econsiderações sobre flexibilidade. Este tipo de modelo de implantação pode existir localmente ou remotamente e geralmente é administrado por alguma empresa dacomunidade ou por terceiros.” Flávio R. C. Sousa[et.al]
E por fim, a nuvem híbrida que é a junção de duas ou mais nuvens, as quais podem ser mistas, ou seja, privadas, domésticas ou comunidade.
Para Michael Ambrust[et.al], divide em apenas 2 tipos: públicas ou privadas, onde públicas são voltadas para público geral, e quando os serviços são vendidos, chamados de “utility computing”, e privadas sãorestritas a organizações e negócios.

Os riscos da Computação em Nuvem (Desafios, Segurança, Desempenho, Integração de Serviços)
Segundo Flávio R. C. Sousa[et.al], apesar da Computação em nuvem possuir muitas vantagens, existem ainda alguns desafios.O primeiro desafio é na questão de segurança, tanto no que se refere a disponibilidade, integridade e confidenciabilidade. Ou seja, devem existir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresa de grande porte
  • Empresa de grande porte.
  • Briefing empresa grande porte
  • O clima organizacional em uma empresa de grande porte
  • exemplos de inovação e criatividade em empresas de grande porte
  • A Petrobr s por ser uma empresa de grande porte
  • EFEITOS DA AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO POR OUTRA DE GRANDE PORTE
  • Vale do Paraíba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!