anttropologia

341 palavras 2 páginas
1) A Sociologia
É uma ciência que estuda o comportamento humano e os meios de comunicação em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições.
A Antropologia
Preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural.

2) A Sociologia tem como objeto a sociedade, ter a compreensão dos processos da sociedade, ter visão crítica sobre esta é o que se pretende ao estudar esta ciência. A enfermagem lida com pessoas, estas formam a sociedade, faz-se necessário que você possa ver seu paciente de maneira contextualizada, compreendendo a inserção deste paciente na sociedade. Algumas doenças são próprias de determinados grupos sociais, por suas práticas e vivências, por exemplo. Um profissional que possui, além de sua área técnica, uma formação nas ciências humanas, será com certeza muito melhor preparado para exercer suas atividades, compreendendo mais profundamente sua atuação social.
3) Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, no seu Curso de Filosofia Positiva.
4) Existem quatro campos da antropologia que antropólogos americanos tradicionalmente se especializam em: Antropologia sócio-cultural, biológica e antropologia física, arqueologia e lingüística.
5) Etnocentrismo é um conceito da tundera antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura.
A etnografia é um método de estudo utilizado pelos antropólogos com o intuito de descrever os costumes e as tradições de um grupo humano. Este estudo ajuda a conhecer a identidade de uma

Relacionados

  • arte e cultura
    2432 palavras | 10 páginas