Antropologia2 A Globaliza O Cassius Ariano

414 palavras 2 páginas
FACULDADE INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1º PERIODO

GLOBALIZAÇÃO

CASSIUS
ARIANO GREGORIO

PORTO VELHO
2014
A globalização é um processo de homogeneização ou de diferenciação entre culturas e regiões? Justifique.

A globalização tomou proporções gigantescas e abrange a todas as áreas do homem contemporâneo desde a ecologia, tecnologia, finanças, informações, imagens, ideologia, comunicação, financeira entre outras.
A globalização promove a comunicação intelectual por meio da mídia de viagens e migração, que põem pessoas de diferentes sociedades em contato direto.
Com o acesso fácil a internet, ficou possível a transmissão e acesso rápido, muitas vezes instantâneo de informações e recursos distribuídos em todo o mundo.
Tendo em vista toda essa tecnologia e facilidade de locomoção e de pessoas, dados e informações, vejamos como essa interferência atinge as áreas regionais e culturais.
A aculturação se refere às mudanças que resultam quando grupos entram em contato direto continuo mudanças de padrões culturais de um grupo ou de ambos, a aculturação pode ser voluntária ou forçada, e pode haver uma considerável resistência ao processo.
O imperialismo cultural e a imposição sobre outras culturas as quais ela modifica, substitui ou destrói em geral por causa da influência econômica ou política diferenciada.
As forças globais contemporâneas impulsionam o imperialismo cultural, considerando que a difusão da tecnologia moderna, os meios de comunicações e as marcas globais apagam as diferenças culturais, à medida que os produtos homogêneos chegam a mais pessoas em todo o mundo, essas mesmas tecnologias que apagam as diferenças culturais também ampliam para novos horizontes sua cultura, na tentativa de tentar se manter viva, um exemplo de ferramenta para divulgação das culturas é YouTube

Em resumo há uma luta de algumas culturas contra a homogeneização cultural imposta pelo imperialismo enquanto em contra

Relacionados