Antropologia

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Uma introdução à Antropologia e à Sociologia de Paulo Castro Seixas


Tanto a Antropologia como a Sociologia são ciências sociais em que cujas fronteiras disciplinares são extremamente difíceis deserem estabelecidas. Ambas as ciências reivindicam uma abrangência total em relação ao campo sociocultural, partilhando tradições comuns relativamente a autores de renome, constroem questões deinvestigação, universos conceptuais intercomunicantes, sendo adoptados métodos e técnicas patrimoniais comuns das ciências sociais, encontrar quer um sociólogo quer um antropólogo determinados sobre ummesmo objecto empírico de estudo baseado nos mesmos interesses, questões de investigação e meios disponíveis utilizados na recolha de dados.
A diferenciação entre estas duas ciências sociais torna assemelhanças mais claras que as diferenças existem a nivel lógico, histórico, socio institucional. A sua diferenciação "lógica" entre Sociologia e Antropologia revela mais as ditas sobreposições que asdiferenças.
Na Sociologia e na Antropologia, assume-se como um pressuposto epistémico. Sociedade e Cultura, são dois conceitos tão abrangentes que absorvem áreas disciplinares e que absorvem asproblemáticas das Ciências Sociais, como a Economia, a História e até a Demografia.
Caracterizando a faceta de pluralidade das Ciências Sociais e referindo essa pluralidade como um produto histórico, aSociologia e a Antropologia diferenciam-se em função das suas dimensões disciplinares. No que diz respeito à Sociologia, esta é mais ligada ao estudo das sociedades ocidentais, significando que osociólogo estuda a sua própria sociedade. No que diz respeito à Antropologia, esta é mais associada ao estudo da cultura, entendida como ligada a cada sociedade, associada também ao estudo de outrassociedade e à comparação entre a cultura da sociedade a que pertencemos e a cultura de outras sociedades.
Abordando os métodos e técnicas, a Sociologia refere-se ao estudo de populações elevadas, para tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!