Antropologia
Não existe democracia sem o exercício dos direitos e liberdades fundamentais, a democracia é definida como regime fundado na soberania popular, na separação de poderes e com pleno respeito aos direitos humanos. Não podemos deixar de citar a educação quando falamos de direitos humanos, pois ela é o que nos moldam para termos um futuro na humanidade.
A educação em direitos humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito e dignidade humana através da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Por isso, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e construir mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos, os quais devem se transformar em práticas.
Não é difícil reconhecer que todas as pessoas humanas têm necessidades e todas as pessoas são iguais, uma não vale mais do que a outra, as pessoas tem suas individualidades, sua personalidades, seu modo próprio de ver e de sentir as coisas. Assim, também, os grupos sociais têm sua cultura própria, que é resultado de condições naturais e sociais. E por isso a sociedade é algo extremamente importante para nosso desenvolvimento, pois em sociedade vamos adquirir a nossa cultura, a qual apesar de sermos iguais é diferente para cada ser.