antropologia

Páginas: 14 (3263 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Ciência da Cultura
O Ciência da Cultura é a ciência que estuda a Cultura como forma de organização e expressão das sociedades mundiais. É um ramo de estudo e análise das Ciências Sociais e por ser de certa forma complexa também faz parte do que comumente chamamos de Ciências Históricas. Isto ocorre basicamento pelo fato de a Ciência da Cultura encontrar na Sociologia, na Antropologia e naHistória uma finalidade comum que é estudar a sociedade tentado explicar a realidade, através das evidências culturais.
A Ciência da Cultura é de enorme importância para os historiadores, pois ela auxilia-os a achar algumas evidências de acontecimentos do passado da humanidade e, desta forma, de estruturas grupais de um determinado tempo remoto, de uma determinada época. Assim, os historiadoresconseguem analisar os traços culturais de um povo, buscando as causas de muitas crenças, hábitos, fabricação de objetos, evolução tecnológica e monumentos históricos, que são basicamente patrimônios culturais. Estes, portanto, devem ser protegidos de vandalismos e dos problemas ambientais das sociedades depredatórias de hoje.
O estudo da Ciência da cultura normalmente é divido para facilitar seu objetode análise:

Antropologia cultural
Estuda o homem como ser cultural. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço; traçando suas origens e desenvolvimento social, suas semelhanças e diferenças, além de uma busca de tentativas de, a partir do homem de antigamente, reconstituir sua história e compreender o homem de hoje, que, por sua vez, sempre manteve sua cultura dinâmica, semprecom seus traços particulares e sociais mutativos, o que faz a Ciência da Cultura apresentar os mesmos tipos de problemas de completa compreensão da sociedade com as outras de Ciências Sociais. A Antropologia cultural muitas vezes é associada a sociologia, tendo alguns sub-ramos, que são:
A arqueologia - estuda os traços das culturas das sociedades do passado, através de vestígios arqueológicos.A etnografia - estuda as sociedades ágrafas; aquelas que não tem nenhuma forma de escrita.
A etnologia - estuda a análise comparativa entre as diversas culturas.
Linguística - estuda a diversidade de línguas como meio de comunicação e instrumento pensante.
Determinologia Cultural - estuda a cultura como uma mescla de fatores biológicos e geográficos e através do Determinismo, que é a correntede pensamento científico-cultural que fala da localização e da condição genética como influentes. Dentro da Determinologia Cutural temos o Determinismo Biológico e o Geográfico.
Determinismo Biológico
Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. Já outras características são influenciadasou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos. Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado. O melhor exemplo é de uma xinguana que vai morar numa família de elite, citada em um livro de Roque Laraia chamdo " Cultura: Um conceitoantropológico?", em Ipanema no RJ. neste caso ela mudará seus hábitos desde que inserida na nova família antes dos sete anos.
Determinismo Geográfico
Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. Temos como exemplo disso que a localização de um povo é condicionada pelos traços culturais.Uma Antropologia da Cultura* I: A antropologia
Neri de Paula Carneiro[1]
O que é o Homem? De que ele é capaz?
A indagação sobre o homem e suas capacidades podem ser tomadas como ponto de partida não só para o entendimento do Homem, do ponto de vista filosófico, mas também como ser capaz de produzir seu mundo. A primeira indagação norteia a antropologia filosófica e a segunda pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!