Antropologia

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 Resenha
No texto "A aventura Antropológica: Teoria e Pesquisa", pode-se ver em "Problemas relativos à utilização de vida e história oral", de Guita G. Debert, que os métodos qualitativos deanálise, principalmente a história de vida, é exclusivamente ligada à Antropologia. Porém tem aumentado seu campo de atuação.
Fala-se, neste texto, sobre as vantagens deste método e como elas sãodivididas e expressadas pela abertura de dois campos de problemas, que mostram que a coleta de relatos orais é insubstituível.
O primeiro campo trata-se da produção de uma nova documantação; o segundocampo aberto possibilita o estabelecimento de uma conversa ou diálogo entre informante e analista.
A autora mostra com clareza que os dois campos são distintos, pois no segundo não se espera que ahistória de vida vá fornecer um quadro real e verdadeiro de um passado e já no primeiro encontra-se a idéia de que o objetivo é encontrar um quadro de um determinado período histórico.
A autorarelata em seu texto duas experiências de perquisa: uma sobre o nacionalismo no ISEB e na Escola Superior de Guerra, no começo dos anos 60, e outra foi uma pesquisa realizada com a finalidade de entender asrepresentações sobre a velhice realizada por mulheres de classe média com a idade entre setenta ou mais.
No primeiro caso, nacionalismo no ISEB e na Escola Superior de Guerra, a história de vida(método usado pelos pesquisadores) é pensada como um instrumento insubstituível, pois "tratava-se de reconstruir a história de duas instituições que (...) fazem parte (...) de uma sociedade onde arquivointeiros desapareceram, foram queimados ou proibidos." (p.146). No segundo caso, sobre a velhice, também foi usado este mesmo método, história de vida, utilizando as técnicas de abordagemquantitativas.
Uma citação, que está presente no texto, que é interessante e importante é: "A história oral e a história de vida são sempre um monte de fragmentos desconexos, incoerentes e ambíguos."...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!