Antropologia e sociologia

Páginas: 27 (6734 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Introdução a Antropologia e a Sociologia. O homem e a sociedade: da Antiguidade à Modernidade / Movimentos históricos da Antropologia (O Evolucionismo, O Funcionalismo, Estruturalismo e Diversidade Cultural).


REGIANE CARDOSO SOARES















































SÃO LUÍS DE MONTES BELOS


MARÇO - 2011





REGIANECARDOSO SOARES

















Introdução a Antropologia e a Sociologia. O homem e a sociedade: da Antiguidade à Modernidade / Movimentos históricos da Antropologia (O Evolucionismo, O Funcionalismo, Estruturalismo e Diversidade Cultural).


















Trabalho apresentado a Professora Cristina Leão da disciplinaFundamentos das Ciências Sociais e do Comportamento da turma A4/FCSC, turno noturno do curso de pedagogia.







FMB

São Luís de Montes Belos – 12/03/2011


INTRODUÇÃO


No sentido etimológico, a psicologia seria a ciência da alma ou o estudo da alma. Define a psicologia como a ciência que busca compreender o homem e seu comportamento, para facilitar a convivência consegueprópria e com os o outro. “Pretende-se fornecer subsídios para que ele saiba lidar consigo e com as experiências de vida.”. Como destaca Figueiredo (2005) psicologia não existe no singular. O que há são inúmeras maneiras de conceber o campo do “psicológico” e outras tantas maneiras de se inserir nesse campo, intervindo nele, praticando “psicologia”.
Entre as maneiras de pensar o “psicológico” hámesmo quem pretenda descartar-se desta denominação e dar preferência a outros conceitos, como “conduta” ou “comportamento” entre os que se situam no campo do psicológico, há também os que pretendem fazer outra coisa que não “psicologia” como, por exemplo, “psicanálise”.
A psicologia é um conjunto de diversos domínios. Alguns psicólogos realizam pesquisa básica, alguns fazem pesquisa aplicada, ealguns prestam serviços profissionais. “A psicologia se desenvolveu a partir da biologia e da filosofia, com o objetivo de se tornar uma ciência que descreve como pensamos, sentimos e agimos.”. Em psicologia não há um acordo na metodologia, e não há uma terminologia comum; existe uma diversidade enorme de orientações teórico-metológicas.
O objeto de estudo da psicologia tem variado ao longo dotempo e sua pré-história confunde-se com a própria historia da filosofia. Antes de 300 a.c., o filósofo grego Aristóteles teorizou sobre temas como aprendizagem e memória, motivação e emoção, percepção e personalidade.
Todos os grandes sistemas filosóficos desde a Antiguidade incluíam noções e conceitos relacionados ao que hoje faz parte do domínio da psicologia científica, como o comportamento,o espírito ou a alma do homem. Na Idade Moderna, físicos, anatomistas, médicos e fisiólogos trataram de diversos aspectos do comportamento involuntário e mesmo de comportamentos voluntários do homem. No século XIX começou a se constituir as ciências da sociedade, como a Economia, a Política, a História, a Antropologia, a Sociologia e a Lingüística. Essas ciências tratavam das ações humanas e desuas obras. Quando Gomide (1984) analisa a formação acadêmica em psicologia e suas deficiências, conclui que “não estamos formando profissionais capazes de construir a psicologia, mas apenas de repeti-la, pois o estudante apenas aprende técnicas e busca o cliente para aplicá-las".
A reversão desse quadro requer que se eleja como princípio da formação profissional não só ensinar as técnicas, mastambém discutir, criticar e analisar o porquê de elas se desenvolverem, em que época surgiu, para que propósitos serviram ou servem, ou seja, buscar retomar com o aluno o processo de desenvolvimento histórico da ciência com a qual vai trabalhar. A história como forma de apropriação do senso crítico.
A profissão de psicólogo esteve inicialmente ligada aos problemas de educação e trabalho. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e Antropologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Sociologia e antropologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Sociologia e antropologia
  • Antropologia e sociologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Antropologia da Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!