antropologia e cultura brasileira

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A antropologia evolucionista surgiu impulsionada por uma analogia com a teoria da evolução biológica, elaborada por Charles Darwin no livro A origem das espécies, em 1859.

Sobre a antropologia evolucionista, pode-se afirmar que o uso do método comparativo:


I. Propiciava a comparação entre grupos sociais entre si por meio de algunscostumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura.
II. Possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eram inseridos no contexto mais amplo da cultura no processo de comparação.
III. Produzia a comparação entre as culturas, de modo a estabelecer relações de compreensão deque o “outro” é de uma cultura diferente da cultura do “eu”, porém não é inferior ou superior.

Marque a alternativa CORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
I e II
Resposta Correta: a.
I e II
Feedback da resposta:

O Método Comparativo, utilizado pela antropologia evolucionista, possibilitava criar preconceitos em relação a determinadas culturas, pois os costumes não eraminseridos no contexto mais amplo da cultura no processo de comparação, como também promovia a comparação entre grupos sociais entre si por meio de alguns costumes, que não eram vistos como peças de um sistema de relações sociais e valores de um grupo, mas como aspectos isolados de uma cultura. No entanto, não produzia a comparação entre as culturas, de modo a estabelecer relações de compreensão deque o “outro” é de uma cultura diferente da cultura do “eu”, porém não é inferior ou superior.
Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

"(...) a relativização (o relativismo cultural) deve ser limitada, porque a comparação é imprescindível para se chegar à compreensão de que há semelhanças entre coisas aparentemente diversas e diferentes. (...) cada cultura ou cada indivíduo carrega seupróprio ethos (costumes de um povo) para se comunicar e para entender o Outro; então há que se fazer um compromisso entre as linguagens para haver comunicação e compreensão entre esses dois entes, o Eu, ou o sujeito pensante, e o Outro, ou o objeto da pesquisa. Portanto, levar o relativismo cultural como método às suas propriedades finais terminaria produzindo a impossibilidade do conhecimento.(GOMES, Mércio P. Antropologia: Ciência do Homem, Filosofia da Cultura. São Paulo: Contexto, 2012)


A afirmativa acima escrita pelo antropólogo Mércio Gomes produz indagações a respeito do relativismo cultural e do método comparativo. Julgue as opções abaixo no que se refere à visão do relativismo cultural e do método comparativo para o autor em questão:


I. O autor afirma que o método darelativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo ilimitado em um estudo antropológico, à medida que possibilita o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo possibilita a compreensão da cultura do grupo do "outro". A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.


II. O autor afirma que ométodo da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo limitado em um estudo antropológico, à medida que pode impossibilitar o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo pode levar à compreensão do outro. A referência que o autor utiliza de método comparativo não é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.


III. O autor afirma que aaplicação dos métodos da relativização (relativismo cultural) e do método comparativo devem ser aplicados de maneira ilimitada no processo de estudo das culturas para uma melhor classificação de quais são as culturas superiores e inferiores. A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

Assinale a alternativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura brasileira / antropologia
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • antropologia e cultura brasileira
  • Antropologia E Cultura Brasileira
  • Antropologia e cultura brasileira
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • antropologia e cultura brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!