Antropologia, teoria da sexualidade e direitos humanos dos homossexuais.

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
 Aluna: Luana Cambruzzi
Psicologia Noturno – 2º ano.

O texto inicia com uma citação do Ministro Celso m. que questiona a Declaração dos direitos humanos, quanto às considerações sobrehomofobia. Após comentar sobre o inicio dos estudos sobre sexualidade, que começaram curiosamente em uma época em que havia grande repressão anti-sexual, ele cita Heródoto, para ele, as pessoas que viviam emclimas quentes eram sexualmente mais ativas e menos reprimidas do que as que habitam em áreas frias.
Mary Douglas também é citada em sua obra Purity and Danger, 1973, “nada é mais essencialmentetransmitido pelo processo social do que o aprendizado do comportamento sexual”.
Mott enfatiza a grande dificuldade dos antropólogos frente à estudos referentes a sexualidade, e que esta se reflete emobras de grandes mestres. Uma hipótese para isso é levantada por (GREGERSER, 1983), que relembra a grande homofobia dentro do meio acadêmico da época.
Apoiando-se também em (STERLING, 1982) quedesvincula o papel de gênero, da natureza e da reprodução, e contesta o determinismo biológico. Concordando a teoria dele, (FOUCAULT, 1982) diz que: “O perigo de imaginar a existência deum biologismo noque pode legitimar perigosas atitudes normativas para a sexualidade, rotulando certas condutas de naturais e outros de desviantes ou antinaturais”.
Em 1982, considerando como uma vitória, ocorreu aaprovação de uma monção que apoia oficialmente a campanha nacional do movimento homossexual, contra todas as formas de discriminação. O autor como militante da academia e homossexual, conta queconseguiu sete monções aprovadas sobre sexualidade. Após alguns anos recebeu o título de cidadão de Salvador.
Para concluir o autor destaca alguns pontos como o fato de a antropologia ter que pesquisar commais ousadia sobre a sexualidade humana, que é um tema que, não podemos negar, ainda repercute grade polemi9ca e preconceito. Mott ressalta a importância de diferenciar as questões biológicas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DO TEXTO ANTROPOLOGIA TEORIA DA SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS DOS HOMOSSEXUAIS POR LUIZ MOTTA
  • SExuALiDADE E DirEitoS humAnoS
  • GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS
  • Antropologia e direitos humanos
  • antropologia e direitos humanos
  • Direitos Humanos e Antropologia Juridica
  • Antropologia e Direitos Humanos
  • Teoria das Gerações de Direitos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!