Antropologia teologica - textos sobre ciencia, religiao e fé

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015
 Puc Campinas Pontifícia Universidade Católica




Tarefas I, II e III de Antropologia Teológica.














Tarefa I: Análise da matéria
“A força da fé, a ciência explica como cérebro produz o pensamento mágico.“ (Revista Veja, 05/02/2007)
Resposta das questões
1- A reportagem trata a relação da fé e da ciência de forma hostil, como a ciência e religião se conectam pela fé dos seguidores efatos e como a ciência explica produções que ocorrem pela fé com efeitos do cérebro. Primeiro exemplo mostra que as duas não conseguem coexistir muitas vezes, se localiza no paragrafo nove “É possível que a ciência e religião nunca se reconciliem totalmente.” Segundo exemplo de como as duas competem está no paragrafo treze “ O que fazia Deus antes de criar o Céu e a Terra? Fazia o inferno para osque duvidam. Essa era resposta dos bispos católicos ao tempo de Santo Agostinho. Agostinho condenava a resposta. Qual a certa? Deus não fazia nada (Santo Agostinho). Mas como o todo poderoso se dava ao luxo de passar o tempo não existia. Deus não passava o tempo fazendo nada porque o tempo não existia. Deus criou o tempo (Santo Agostinho). É espantoso. Dezesseis séculos depois, as melhorescabeças cientificas saíram-se com a teoria do big bang para explicar o surgimento do universo d tudo o que ele significa- inclusive o tempo. O físico inglês Stephen Hawking rejeita a sobreposição de ciência e religião.” Exemplo três mostra como cientista vem o que a fé prega como envolvimento “sentir Deus” como eletricidade, neurônios, eletricidade passando pelo corpo, no paragrafo quatorze “Os médicosjá sabem que isso é causada pela falta de oxigenação do cérebro. Ao estimular com eletrodos o giro angular esquerdo de uma paciente, o médico Olaf Blanke percebeu que ela virava a cabeça como se procurasse alguém dentro da sala “Quando se desligava corrente elétrica, a presença estranha sumia”.”
2- Na sociedade moderna as crenças estão vivas ainda mesmo com todo desenvolvimento cientifico etecnológico pois a ciência precisa de linguagem do tipo metáfora e simbólica que é usada no mito.
3- A ciência contemporânea explica persistência da fé na humana é dada por um componente primordial da evolução humana. Como sendo único ser capaz de antecipar a própria morte, houve a necessidade de uma entidade que fizesse suportar essa certeza.
4- A tese da matéria é como sociedade e a ciência e religiãofuncionam. Primeiro ponto é a mostra de todas as sociedades modernas atuais as crenças estão mais vivas do que nunca. Mas isso é um paradoxo, um contra fluxo na corrente racional vitoriosa do conhecimento humano. Claro que o núcleo duro da melhor ciência despreza a noção de Deus, da mesma maneira, os metafísicos de todos os sabores e cores não enxergam utilidade alguma no método cientifico.Tarefa II: Análise da matéria
“Entrevista das páginas amarelas revista Veja On Line, edição1992, de 24 de janeiro de 2007, disponível no site http://veja.abril.com.br/240107.html acesso realizado dia 12 de março de 2008.
Resposta das questões.
5-Francis Collins entende a relação da ciência e religião de forma que possam viver juntas. Não conseguimos viver sem o bem da ciência como a ciência nãoentende o bem que a religião faz. A fé modifica a mente, alma e faz bem, crer em algo. “Precisamos da ciência para entender o mundo e usar esse conhecimento para melhorar as condições humanas. Mas a ciência deve permanecer em silêncio nos assuntos espirituais.” A ciência cura as pessoas, mas ela tem um grau que deve chegar, como os cientistas e suas ofensas e a pesquisa por clonagem. Como cristões quenão aceitam tratamentos médicos pela fé não enxergando que é antiético. “Em vez de blasfemarem, esses cientistas deveriam trabalhar para elucidar os mistérios que ainda existem”. “ Mas interromper as pesquisas científicas ou impedir que uma pessoa com uma doença terrível tenha uma vida melhor só porque a religião não aceita determinado tratamento é antiético.” A visão de Francis é de Deus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião: Religião e Ciência
  • Resumo do texto "A Fé na Ciência"
  • Texto sobre religião
  • O texto
  • Texto sobre ciencias
  • Trabalho sobre a religião texto de reflexão
  • Estágios da fé nas licenciaturas de ciências da religião na furb
  • Antropologia teológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!