ANTROPOLOGIA RELATORIO IURD

1885 palavras 8 páginas
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA - FUNDAMENTOS - TURMA A

PROFESSOR DR. MARCELO TADVALD

ALUNO: ELISANDRO BRUM DA COSTA DE SOUZA

RELATÓRIO ETNOGRÁFICO – JUNHO/ JULHO DE 2014

Porto Alegre
2014
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho busca relatar a visita feita, em três ocasiões, à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), entre os dias dezessete de Junho e oito de Julho, sede Centro Histórico de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Segundo dados do IBGE, no último Censo Demográfico (2010), a IURD possuía 1 873 243 fiéis no Brasil, número que fica maior ainda quando somado aos residentes em outros países, visto que a mesma possui igrejas em mais de 200 países ao redor do mundo. Fundada em 9 de Julho de 1977, a mesma tem como maior expoente e fundador o Bispo Edir Macedo, que atua até os dias de hoje como dissipador das ideias desta que é considerada a maior igreja neopentecostal do Brasil. Com um vasto arsenal econômico, a igreja atua em diversas áreas da comunicação, sendo controladora de grandes empresas e pertencente a grandes grupos midiáticos, tais como a Rede Record, Rede Aleluia, Folha Universal, Line Records e outras. A IURD também possui diversas ações de cunho social e inclusivo para com a micro sociedade em que ela esta inserida. Este acúmulo de fatores desencadeou um grande poderio administrativo que possibilitou/facilitou o crescimento quase que em escala exponencial da igreja, que hoje possui grande influência social, política e econômica na macro sociedade.
Ideologicamente a Igreja Universal do Reino de Deus segue uma linha moderna de interpretação da Bíblia, o Neopentecostalismo. Massiva promoção da liberdade pelo corpo, exacerbação da guerra contra o Diabo, o doutrinamento segundo a Teoria da Prosperidade, a ampla liberdade das emoções e expressões e a acentuada catarse individual e coletiva são umas das principais características que esta linha distingue das tradicionais pentecostais – lembrando que algumas pentecostais utilizam, também, a Teoria da

Relacionados