Antropologia Nietzsche

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
TRABALHO EM GRUPO

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é a análise crítica do texto de Nietzsche “Genealogia da Moral”, relacionando-o com a dicotomia entre homem civilizado etribos indígenas.

ANÁLISE DO TEXTO

Em Genealogia da Moral, Nietzsche questiona os valores morais da sociedade. Para tanto, travou uma discussão com a metafísica de Platão, que entendia que amoral surgia do mundo inteligível, ou seja, do mundo das ideias. Para esse, o mundo platônico era ilusório e os valores morais criações do homem num determinado tempo e espaço. Estes se transformam,desaparecem e dão lugar a outros. Portanto, fazem parte da história e não de outro mundo.
Segundo Nietzsche, haveria duas perspectivas: a dos nobres ou fortes, e a dos ressentidos ou fracos. No períodoHomérico, o valor “bom” foi criado primeiramente pelos nobres em um sentido de autoafirmação, sendo eles mesmos os bons, ou seja, poderosos e superiores em posição e pensamento. A partir daí, tudo oque se opõe é ruim, portanto, característicos da plebe. Posteriormente aos nobres, a plebe cria o valor “mau”. O mau da plebe é o bom da nobreza, e vice-versa. Portanto, a plebe ou os fracos, fazem umainversão dos valores da nobreza, num ato de reação.
O ruim, de origem nobre e senhorial, se diferencia do mau, que tem origem na concepção de uma moral escrava, cheia de ressentimento, cujo usoparece ser mais apropriado.
Os sacerdotes sobrepujaram a aristocracia guerreira e transformaram os valores políticos destes em preeminência religiosa. Desta forma, bom passa a equivaler a pobre,miserável, impotente, sofredor, etc. Caracterizando, posteriormente, a moral cristã, pela qual o europeu civilizado se apropriou para subjugar o índio.
Nietzsche critica o conceito criado pela nobreza, quesegundo ele: “Na raiz de todas as raças nobres é difícil não reconhecer o animal de rapina, a magnífica besta loura que vagueia ávida de espólios e vitórias”. Esta caracterização pode ser relacionada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!