Antropologia Marketing E Religiao

Páginas: 2 (265 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
 Os líderes neopentecostais surgiram na pós modernidade, segundo Renato Ortiz, a pós modernidade é o rearranjo dos processos sociais, como a valorização da estética, oindividualismo e a ênfase no presente. Por isso o neopentecostalismo possui um discurso que o céu começa aqui e agora. Percebemos que o processo intramundano está ligado àprosperidade.
Com o aparecimento neopentecostal precisaram de novos agentes sociais com uma dramaturgia ligado à prosperidade. Assim na pós modernidade podemos diferenciar a primeira onda(pentecostal) com a terceira onda (neopentecostal). São menos moralistas, possui uma forma diferente de se vestir e de se comportar.
Percebemos o discurso da prosperidade pelolíder, nas arquiteturas dos templos e nos empreendimentos da mídia. Outro conceito é a secularização, a imagem neopentecostal é criada a partir de uma perspectiva maissecularizada da vida.
A construção da imagem dos líderes neopentecostais é observado na perspectiva do marketing pessoal, a imagem dessa religião identifica com os campos empresariais,religiosos e políticos.
Os líderes neopentecostais utilizam técnicas de marketing pessoal. Sendo muito importante nas análises das igrejas, pois o marketing pessoal usado comoestratégia de marketing mostra uma boa imagem da liderança e favorece o mercado com o publico alvo, aproximando a religião do marketing.
Assim no palco, o que determinará osucesso desses agentes religiosos será os líderes com uma boa imagem. No caso do neopentecostalismo, a prosperidade está ligada a figura do líder combinando com a forma dediscurso.
Destacamos que as práticas de marketing no neopentecostalismo vão além do uso das mídias, comunicando os valores simbólicos de suas igrejas por meio da aparência dos líderes.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia da Religião: Religião e Ciência
  • Antropologia da Religião
  • Antropologia da religião
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da Religião
  • antropologia da religiao
  • antropologia da religiao
  • Antropologia da religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!