Antropologia: leví-strauss e os evolucionistas

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2012
Trabalho De Antropologia I

Luany Rodrigues Carvalho

Os Evolucionistas




A origem da disciplina de Antropologia foi marcada por grande influência da teoria darwinista. Foi ela que gerou, no século XIX, as bases para o surgimento de sua primeira grande corrente teórica: o Evolucionismo Cultural.
O contexto da época era completamente marcado pela idéia de evolução eprogresso e o Evolucionismo não era exceção. A principal preocupação era explicar como existia tanta diversidade cultural entre os povos quando a origem era uma só. Entra aí o argumento da Evolução dos povos, que consistia numa trajetória única a ser trilhada por todos, unilinear e ascendente. A diversidade cultural então era só conseqüência da variação de níveis na escala da evolução, sendo divididos emselvagens, bárbaros e civilizados.
A ambição da Antropologia nessa época era de, numa tentativa de ser reconhecida como ciência, criar leis gerais. Esse era o método tradicional das ciências naturais.
Os antropólogos evolucionistas apoiavam suas pesquisas basicamente através de relatos de missionários e viajantes. A validade das informações era “comprovada” a partir da coleta de váriosrelatos sobre um mesmo povo e captando seus pontos em comum. Era por isso apelidada de “antropologia de gabinete”, não se utilizando da pesquisa de campo.
A análise das culturas era feita sob o método comparativo, em que consistia o desmembramento da cultura em questão, coletando e agrupando os artefatos culturais em tipos e classificando de acordo com a escala evolutiva. Nesse processo, acultura do observador era usada como modelo mais alto no grau de evolução.
Além disso, outra característica marcante dessa corrente teórica era a idéia de que certas tradições, costumes e crenças assumiam caráter de “sobrevivências” de um estado evolutivo anterior. Assim, o objeto de estudo do antropólogo não se resume aos povos selvagens, mas também da sua própria sociedade e seus “vestígios”do passado.
Na corrente evolucionista se encaixaram diversos autores e centenas de artigos, mas por causa de posicionamentos claros referentes ao Evolucionismo, são destacados aqui três autores: Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer.
Partindo do pensamento de Morgan, seus pressupostos são resumidamente expostos pela seguinte frase: “pode-se afirmar agora, combase em convincente evidência, que a selvageria precedeu a barbárie em todas as tribos da humanidade, assim como se sabe que a barbárie precedeu a civilização. A história da raça humana é uma só – na fonte, na experiência, no progresso”.
Morgan expõe na sua frase a ideia de origem única da humanidade (raça única) e sua evolução durante três períodos étnicos: selvageria, barbárie e civilização. Atrajetória da humanidade era então unilinear, uniforme e ascendente.
Para classificar as culturas nesses estágios de desenvolvimento, Morgan levava em conta marcos como as invenções e descobertas e as instituições. Cada estágio conteria um modo de vida particular. Quando comparadas, elas demonstrariam as semelhanças entre organizações de sociedades diferentes em um mesmo estágio, comprovandotambém a uniformidade do pensamento humano.
Tylor primeiramente define cultura ou civilização: “ é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos”.
A partir daí, Tylor leva sua definição a conceitos evolucionistas, buscando leis gerais. Isso seria possível graças à uniformidade do pensamento humano.Defende a incorporação da Antropologia ao ramo das ciências naturais, sendo o homem um animal. Busca sempre aplicar métodos naturalistas ao estudo da cultura, desmembrando, classificando e comparando seus princípios gerais.
Tylor apóia a comparação entre povos de mesmo grau evolutivo, a partir da coleta de utensílios utilizados por tais. Nega veementemente a validade do determinismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • levi-strauss antropologia estrutural
  • Antropologia
  • Antropologia de claude levi strauss
  • Vida e obra de claude lévi strauss na antropologia
  • Levi Strauss
  • Lévi-strauss
  • Levi Strauss
  • Levi strauss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!