ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Páginas: 70 (17394 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX




















ANTROPOLOGIA JURÍDICA
FOUCAULT E PIERRE BOURDIEU
















ANDRÉA CALMON GRANTHON DA COSTA










VITÓRIA
2013
ANDRÉA CALMON GRANTHON DA COSTA
















ANTROPOLOGIA JURÍDICA
FOUCAULT E PIERRE BOURDIEU












Questionário apresentado aoInstituto de Educação Continuada da Faculdade Brasileira - MULTIVIX de Vitória – Espirito Santo, do curso de Graduação em Direito, como requisito para obtenção do título Graduação em Direito.
Orientadora: Prof.ª Thatyana Léllis.










VITÓRIA

1. QUESTIONÁRIO

1 – Em que consiste o capital simbólico para Pierre Bourdieu e qual a importância dessa ferramenta para a análise dasrelações sociais?
O Capital Simbólico consiste em um conjunto de signos e símbolos que permitem o agente se situar no espaço social. É tudo o que “carregamos”: hábitos, costumes, saber, comportamento, etc. A importância dessa ferramenta é permitir compreender alguns fenômenos que de outra maneira permaneceriam insondáveis. As relações sociais, criaram dos outros tipos de capitais (cultural e social),sendo que o Capital econômico continuará fazendo parte de suas análises, mas sem a preponderância da teoria Marxista.
2 – Em que consiste a categoria habitus e qual seria a sua dupla natureza, ou dupla função na visão do autor?
Habitus é o exoesqueleto que expressa sua postura para o mundo, ou seja, as atitudes comuns, afeiçoadas, na base de experiências familiares semelhantes, por meio de estudosde direito e da prática das profissões jurídicas, funcionam como categorias de percepção e apreciação que estruturam a percepção e a apreciação dos conflitos correntes que orientam o trabalho destinado a transformá-lo em confrontações jurídicas. É uma Estrutura que determina o comportamento aceitável e que passa a sua mensagem e é Estruturada em costumes e valores socialmente consolidados.
3 – Emque consiste o campo, na teoria de Bourdieu? Considerando suas características o que o autor chama de campo jurídico e como o analisa dentro da estrutura social?
Segundo Bourdieu, Campo é a forma de compreensão das estruturas sociais que formam a sociedade. Uma sociedade diferenciada não forma uma totalidade única, integrada com funções sistemáticas, mas consiste em um conjunto de espaços dejogos relativamente autônomos que não podem ser remetidos a uma lógica social única. Pode ser considerado um sistema estruturado de forças objetivas, uma configuração relacional capaz de impor sua lógica a todos os agentes que nela penetram. Trata-se de um palco de conflitos e de concorrência, onde se busca sempre o monopólio do capital pertinente a este campo.
4 – Explique, com base na proposta deFoucault, em que consiste o discurso e como se dá a sua construção na sociedade.
O Discurso sustenta e ao mesmo tempo é sustentado pela ideologia de um grupo ou instituição social. Ou seja, ele é baseado em um conjunto de pensamentos e visões de mundo derivados da posição social desse grupo ou instituição que permitem que esse grupo ou instituição se sustente como tal em relação à sociedade,defendendo e legitimando sua ideologia, que é sempre coerente com seus interesses.
5 – Quais são os procedimentos que regulam o discurso e qual a função de cada um deles?
São os Procedimentos Externos e os Procedimentos de controle Interno. Os Procedimentos Externos que incidem sobre os discursos, são os três grandes sistemas de exclusão: - Interdição: recurso quelimita a enunciação do discurso; - Separação e Rejeição: oposição entre razão e loucura. Na exclusão, o discurso é nulo por não atender às exigências sociais. No consenso da verdade, há submissão, pois é pronunciado por quem de direito e conforme o ritual requerido. Os Procedimentos de controle Interno são os elementos de autocontrole do discurso. O primeiro deles é o COMENTÁRIO que permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia Juridica
  • ANTROPOLOGIA JURIDICA
  • Antropologia juridica
  • Antropologia juridica
  • Antropologia juridica
  • Antropologia juridica
  • antropologia juridica
  • Antropologia Juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!