antropologia guridica

1005 palavras 5 páginas
1) O que significa a antropologia enquanto uma ciência social e qual o seu papel enquanto ciência?
Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano, na sua totalidade enquanto ser social.
2) Responda Qual é a perspectiva da Antropologia: A) Enquanto Ciência Social; B) Enquanto Ciência Humana e C) Enquanto Ciência Natural
A) Enquanto Ciência Social – propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos sociais organizados ou não.
B) Enquanto Ciência Humana – volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos, costumes, modos de pensar, linguagem, filosofias etc.
C) Enquanto Ciência Natural – interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução

3) Qual é o o objeto de estudo da Antropologia, como ciência do biológico e do cultural? E porque ela desenvolve essa perspectiva?
A Antropologia, como ciência do biológico e do cultural, tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras. Nesse sentido, a Antropologia, como ciência do biológico e do cultural, tem no seu objeto de estudo o homem, a sua razão de ser.
4)Qual é o campo de investigação da antropologia e quais são suas duas grandes áreas de estudo? Sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos antes de nossa era, a evolução e todas as populações socialmente organizadas ou não. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física ou Biólogica e a Antropologia Cultural.

5) A História da Antropologia foi estabelecendo muitas temáticas de pesquisa, que originaram uma compartimentalização do conhecimento de cada esfera antropológica, permitindo especialidades de discussão. Esta classificação, no entanto, não é homogênea em todo mundo. Nos Estados Unidos a antropologia conta com quatro esferas de

Relacionados