Antropologia, grupos sociais

Páginas: 10 (2327 palavras) Publicado: 18 de março de 2014

Trabalho apresentado ao Curso de Direito




CULTURA E SOCIEDADE:
GRUPOS SOCIAIS









SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO
Cultura é definido tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete osentir, o pensar e o agir das pessoas, podemos intender em um comportamento a respeito da regra.
Sociedade é definida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis, podemos intender em conjunto de regras que regem a cultura.
Grupo social é uma forma básica de associação entre sereshumanos que estão mutuamente em interação. A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum. Pessoas numa fila para entrar num cinema não constituem um grupo social, pois não há interaçãoentre elas.Os grupos sociais possuem alguma forma de organização. Eles compartilham normas, hábitos, valores, costumes próprios e objetivos. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato entre seus membros.

2 DESENVOLVIMENTO
Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Alémdisso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais.
Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social,o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidadee a capacidade para o pensamento e a ação independentes.
O conceito de identidade é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver umamodificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações sociais. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social, que são chamadas de processos sociais.
Entre os principais processos sociais estão a cooperação, a competição, oconflito, a acomodação e a assimilação.
Existe uma importante interação social entre os homens, a que se denomina de poder. O poder pode ser tomado como a capacidade que possuem os indivíduos, ou grupo social, para afetar o comportamento de outros grupos ou pessoas. O poder se manifesta por meio de pelo menos três componentes: a força, a autoridade e a influência. Neste contexto, há a dominação comoum dos mais importantes processos sociais básicos.
Por outro lado, configura-se ainda a elite como sendo uma minoria que existe em todas as sociedades e que, por várias formas, é detentora de autoridade ou poder, em contraposição à privação de uma maioria. Desta forma, as elites são compostas exclusivamente por pessoas ou grupos que ocupam posições de poder.
A cada conjunto de interações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia Social
  • O que Antropologia Social?
  • antropologia social
  • Antropologia Social
  • Antropologia social
  • ANTROPOLOGIA SOCIAL
  • Antropologia social
  • Antropologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!